A ciência está menos inventiva? Seis décadas de análise dizem-nos que sim

Análise aos artigos científicos e patentes das últimas décadas mostram uma queda nos trabalhos que rompam com o conhecimento existente. A pressão para publicar artigos é uma das possíveis causas.

Foto
A tecnologia de ARN-mensageiro usada em algumas vacinas da covid-19 (como a da Pfizer e da Moderna) é um dos exemplos dados de investigação disruptiva RDIF/EPA

Um dos fascínios que a ciência oferece quando somos crianças é a capacidade de contar as histórias de invenções e marcos históricos, como a maçã de Newton na descoberta da gravidade ou o bolor com que Fleming desvendou a penicilina. E, apesar de as invenções e de os momentos de disrupção continuarem a surgir na ciência, a análise a 65 anos de publicações científicas e patentes diz-nos também que são menos frequentes dentro dos trabalhos que são publicados.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários