STCP compra 48 autocarros eléctricos a empresa chinesa

Adjudicação foi feita à empresa Zhongtong por 19,3 milhões de euros. Veículos eléctricos significam redução de quatro mil toneladas de emissões de dióxido de carbono por ano.

Foto
Cerca de 80% da frota da STCP é movida a gás natural Nelson Garrido

A STCP adjudicou a uma empresa chinesa o fornecimento de 48 viaturas de transporte de passageiros 100% eléctricas e uma estação de carregamento eléctrica com 24 carregadores duplos. A proposta do concorrente EF – Energia Fundamental, Mobilidade Eléctrica, Lda., representante em Portugal da empresa chinesa Zhongtong Bus, foi a vencedora do concurso público internacional lançado no final de Setembro de 2022, informa a STCP num comunicado enviado às redacções.

O contrato adjudicado é de 19,3 milhões de euros e corresponde aos veículos da marca Zhongtong Bus e à instalação da estação de carregamento na estação de Recolha da Via Norte.

“A instalação da nova estação de carregamento da Estação de Recolha da Via Norte está prevista para finais de Agosto e a entrega das novas viaturas (tipologia standard de 12 metros e com autonomia de cerca de 370 quilómetros) irá ocorrer, faseadamente, entre Setembro e Novembro de 2023”, especifica o comunicado.

Neste momento, a STCP tem nas ruas 20 veículos 100% eléctricos. Com esta compra, passará a ter 68, “o que se traduz numa redução de emissões de dióxido de carbono de cerca de quatro mil toneladas por ano”. A empresa, que regressou à esfera municipal em 2021, vai substituir 24 viaturas standard em fim de vida e reforçar a frota com mais 24 viaturas de energia limpa.

Até 2027, e segundo o relatório da empresa junto ao orçamento municipal do Porto, a STCP pretende adquirir 171 autocarros eléctricos, correspondendo a dois quintos da actual frota. O investimento deverá ser feito de forma faseada, substituindo viaturas a gasóleo e fazendo aumentar a frota, que é maioritariamente (80%) movida a gás natural.

Segundo a STCP, dirigida pela ex-vereadora de Rui Moreira Cristina Pimentel, a Zhongtong Bus está “entre os cinco maiores fabricantes mundiais de autocarros, o segundo maior no que diz respeito à produção de autocarros eléctricos e o primeiro relativamente a autocarros movidos a hidrogénio, sendo uma empresa certificada pela ISO 14001, empenhada na redução da pegada ambiental dos seus produtos”.

O concurso público internacional que culmina nesta adjudicação “está associado a um investimento de cerca de 20 milhões de euros parcialmente financiado”, no montante de 8,4 milhões de euros, pela componente de Descarbonização dos Transportes Públicos do Plano de Recuperação e Resiliência.

Sugerir correcção
Comentar