O fim da Nova Paz — Ensaio de Yuval Noah Harari

Caminhamos para uma nova era de guerra? A guerra é inevitável? São perguntas do historiador e escritor Yuval Noah Harari, que neste texto nos guia pelas razões de se fazer a paz e de calar a guerra.

Foto
THOMAS PETER/Reuters

Há alguns anos publiquei um livro intitulado 21 Lições para o Século XXI, e dediquei um dos capítulos ao futuro da guerra. Sob o título “Nunca subestimem a estupidez humana”, nesse capítulo argumentava que as primeiras décadas do século XXI tinham sido a era mais pacífica da História humana, e que entrar em guerra já não fazia muito sentido, nem economicamente, nem geopoliticamente. Mas se esses factos de forma alguma garantiam a paz, “a estupidez humana é uma das forças mais significativas da História” e “até líderes racionais frequentemente acabam a fazer coisas muito estúpidas”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 74 comentários