Uma cartografia dos lugares imaginários da literatura portuguesa e brasileira

Admirador do célebre dicionário de Alberto Manguel, o director-adjunto da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, A. E. Maia do Amaral, junta-lhe agora perto de 40 novos lugares numa exposição.

alberto-manguel,leitura,bibliotecas,universidade-coimbra,culturaipsilon,livros,
Fotogaleria
Exposição A Ilha dos Amores e Outros Lugares Imaginários das Literaturas Portuguesa e Brasileira, instalada nas mesas de leitura da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra dr
alberto-manguel,leitura,bibliotecas,universidade-coimbra,culturaipsilon,livros,
Fotogaleria
A. E. Maia do Amaral, director-adjunto da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra dr

Quando a Tinta-da-China lançou, em 2013, a primeira edição portuguesa do Dicionário de Lugares Imaginários, de Alberto Manguel e Gianni Guadalupi, A. E. Maia do Amaral, director-adjunto da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), estranhou que a oportunidade não tivesse sido aproveitada para se incluir a paradisíaca Ilha dos Amores, onde Camões, nos seus Os Lusíadas, imagina Tétis a mostrar a “máquina do mundo”​ a Vasco da Gama. “Se há lugar que merecia lá estar, é esse”, argumenta o bibliotecário e historiador, a quem se devem vários livros sobre a história e os tesouros da biblioteca coimbrã.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários