Recuo da globalização é mais um risco para a subida dos preços

A vontade de mais autonomia económica trazida pela pandemia e pela guerra na Ucrânia pode significar um recuo no processo de globalização. E vir a significar uma elevação do nível de preços.

Foto
Contentores no porto de Hamburgo, na Alemanha Reuters/Fabian Bimmer

Primeiro foram as subidas de taxas alfandegárias realizadas por Trump, depois as perturbações nas cadeias de distribuição mundiais trazidas pela pandemia e, por fim, os planos europeus para reduzir a dependência da energia da Rússia a seguir ao início da guerra na Ucrânia. Acumulam-se, nos últimos anos, os sinais de que o processo de globalização económica pode vir a passar, no curto prazo, por uma fase de retrocesso. E um dos impactos mais prováveis pode ser, nesta altura em que a inflação voltou a ser uma preocupação, uma subida generalizada dos preços.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 10 comentários