Salman Rushdie confirma saída do seu novo romance em Fevereiro

Escritor que foi alvo de um brutal atentado em Agosto publicou excerto de Victory City na revista The New Yorker.

Foto
Salman Rushdie fotografado em Lisboa, em 2016 Miguel Manso

Não se trata propriamente de uma novidade, antes de uma confirmação: Salman Rushdie vai mesmo publicar o seu novo romance, Victory City, no próximo mês de Fevereiro. Mantém-se, pois, o que fora anunciado no final de Julho, poucos dias antes de o escritor britânico de origem indiana ter sido brutalmente esfaqueado quando se preparava para fazer uma conferência numa biblioteca de Chautauqua, estado de Nova Iorque.

O que efectivamente constitui novidade é a pré-publicação que Rushdie fez no início desta semana de um excerto do seu novo livro na prestigiada revista americana The New Yorker. E também o regresso do autor ao Twitter, pela primeira vez após o atentado de que foi vítima, para reiterar a futura edição.

Sob o título A Sackful of Seeds (Um saco de Sementes), o excerto agora publicado antecipa a história épica de uma mulher que dá vida a um império fantástico no sul da Índia do século XIV, como revela a editora do livro em língua inglesa, a Penguin Random House.

“Ela não sacrificaria o seu corpo apenas para seguir homens mortos até ao outro mundo. Recusar-se-ia a morrer jovem e, em vez disso, viveria até ficar desafiadoramente velha”, escreveu o autor de Os Versos Satânicos esta segunda-feira no Twitter, remetendo para a citada pré-publicação na The New Yorker.

Victory City será assim o 15.º romance de Rushdie, e o regresso ao activo do escritor de quem, após o atentado perpetrado a 12 de Agosto por um americano de origem libanesa, Hadi Matar, se soube apenas, em Outubro, através de declarações do seu agente literário ao diário espanhol El País, que tinha perdido a visão de um olho e ficado com uma das mãos paralisada e com marcas de ferimentos graves no pescoço.

Sugerir correcção
Comentar