Bragança, Terra Natal e de Sonhos (mas com poupança nas luzes)

Autarquia garante medidas face à crise energética: liga as luzes mais tarde e apaga-as mais cedo. Mas não falta pista de gelo coberta e outras diversões.

Foto
Terra Natal e de Sonhos até 8 de Janeiro CM Bragança

A festa natalícia “Bragança, Terra Natal e de Sonhos” começa na quinta-feira com todas as actividades dos anos anteriores, mas com menos horas de iluminação, divulgou a câmara municipal.

O município esclareceu à Lusa que vai acompanhar as medidas de poupança devido à crise energética e ligar as luzes de Natal mais tarde e desligá-las mais cedo, reduzindo a iluminação natalícia em “duas horas e meia”.

Com a excepção do dia da inauguração, em que as luzes estão acesas mais tempo, a partir de quinta-feira até ao dia de Reis, a iluminação só será ligada às 18h, meia hora mais tarde, e desligada às 23h, duas horas antes do que acontecia em anos anteriores.

Perante a mais recente recomendação do Governo no sentido de a iluminação de Natal ser desligada à meia-noite, o município de Bragança indicou à Lusa que pondera prolongar o horário até à hora recomendada.

Foto
Terra Natal e de Sonhos até 8 de Janeiro CM Bragança

A Câmara de Bragança volta a investir cerca de 300 mil euros para, durante mais de um mês, animar a cidade transmontana na quadra natalícia com iniciativas para todas as idades.

A mais emblemática é a pista de gelo coberta, com 300 metros quadrados, instalada na Praça Camões que, junto com a Praça da Sé, é o centro das actividades, que arrancam com a chegada do Pai Natal, na quinta-feira.

Para os mais novos há, junto à pista de gelo, a Casa do Pai Natal, um comboio, um carrossel, uma roda e um baloiço, também prometem muita diversão.

Foto
Terra Natal e de Sonhos até 8 de Janeiro dr

O presépio ao vivo e as bancas de Natal fazem também parte do evento, onde não falta a gastronomia local.

Para a ocupação dos mais novos durante as férias de Natal, o evento proporciona contos de Natal, peças de Teatro e as oficinas criativas, onde “podem colocar a mão na massa e aprender a fazer biscoitos”, como divulgou, em comunicado.

Foto
Terra Natal e de Sonhos até 8 de Janeiro dr

Aos concertos de Natal somam-se ainda iniciativas solidárias como o “Trail Urbano Solidário”, o “Natal a Pedalar Solidário”, a “CãoMinhada Solidária” e o “Desfile Solidário de Carros Clássicos”.

As receitas destas iniciativas revertem para instituições locais de solidariedade social.

Em poucos anos o “Terra Natal e de Sonhos” tornou-se num evento de referência de Bragança, com um número de visitantes três vezes superior aos cerca de 34 mil habitantes do concelho, alguns dos quais da vizinha Espanha.

Sugerir correcção
Comentar