Orçamentos das maiorias de Costa e Sócrates foram os menos permeáveis a mexidas dos partidos

Em 18 orçamentos, o número de alterações aceites face ao total de propostas dos partidos ficou sempre abaixo de 10% nas maiorias absolutas de António Costa e José Sócrates.

Foto
O primeiro-ministro, António Costa, na aprovação final do OE2023 LUSA/TIAGO PETINGA

O PS liderado por António Costa deixou passar 8% das propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2023 (OE2023) que o conjunto dos partidos, incluindo os socialistas, entregou na Assembleia da República (AR), segundo dados publicados no site do Parlamento. Já com o OE2023 aprovado, o primeiro-ministro fez questão de dizer que foram aceites mais propostas da oposição do que durante o Governo de Pedro Passos Coelho, mas uma análise a 18 Orçamentos mostra que a taxa de aprovação global (que inclui também as propostas do partido no poder) no OE2023 é inferior à registada nos anos da troika e está em linha com o Governo de maioria absoluta de José Sócrates.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários