BBC diz que polícia chinesa agrediu jornalista que cobria protesto em Xangai

A BBC afirma não ter recebido qualquer explicação credível que justifique a detenção.

Foto
Protestos em Xangai Reuters/CASEY HALL

A televisão britânica BBC disse este domingo que a polícia chinesa agrediu e deteve por várias horas um dos jornalistas da estação que estavam a cobrir os protestos em Xangai.

“A BBC está extremamente preocupada com a forma como o nosso jornalista Ed Lawrence foi tratado, detido e algemado enquanto cobria os protestos em Xangai”, disse um porta-voz da estação, em comunicado.

“Esteve detido várias horas antes de ser libertado. Durante a detenção foi agredido e pontapeado pela polícia. Isto aconteceu enquanto trabalhava como jornalista acreditado”, denuncia a BBC.

Xangai é uma das cidades chinesas palco de protestos contra as restrições impostas para conter a pandemia de covid-19, impulsionados por um incêndio que matou dez pessoas em Urumqi, capital da província de Xinjiang — muitos moradores acreditam que os trabalhos de resgate foram prejudicados pelas restrições.

Vídeos partilhados nas redes sociais mostram um homem que outros jornalistas identificaram como sendo Lawrence a ser detido por agentes de uniforme.

A BBC afirma não ter recebido qualquer explicação credível que justifique a detenção.

“Não temos qualquer explicação ou pedido de desculpa das autoridades chinesas, além da afirmação pelos agentes que depois o libertaram de que o prenderam pelo seu próprio bem para não contrair covid-19 na multidão”, afirma a BCC.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários