Novo modelo de verificação do Twitter apresentado na próxima semana

Actualização do serviço vai dividir as contas em três categorias com cores específicas: dourado para empresas, cinzento para governos e azul para personalidades.

Foto
Reuters/DADO RUVIC

O Twitter planeia lançar o novo serviço de verificação de contas na próxima semana com “vistos” de diferentes cores para indivíduos, empresas e governos, avançou o dono da rede social, Elon Musk.

Em resposta a tweets de outros utilizadores da plataforma, o multimilionário referiu que o novo modelo de verificação vai dividir as contas verificadas por categorias, cada uma com uma cor específica: dourado para empresas, cinzento para governos e azul – o que já existe para indivíduos, “celebridades ou não”.

Musk disse que todas as contas com os “vistos” serão autenticadas manualmente numa primeira fase, até ser activado um serviço automático, num passo que reconhece ser “doloroso, mas necessário”.

Este serviço premium, como já foi anteriormente avançado e aplicado, vai custar oito dólares por mês (cerca de oito euros) e permitirá ainda que contas de indivíduos tenham um segundo crachá relativo a organizações a que estejam ligados, caso estas confirmem a relação. Elon Musk prometeu uma “explicação mais longa” para a próxima semana.

O lançamento do novo modelo de verificação foi adiado depois de, numa fase inicial em que o “visto” azul era o único disponível, o Twitter ter registado um crescimento drástico de contas falsas verificadas. A utilização da funcionalidade para parodiar empresas e personalidades levou a empresa a suspender o serviço.

O caso de maior relevo foi o de uma conta que se fez passar pela farmacêutica Eli Lilly e tweetou que a insulina ficaria gratuita. A publicação desencadeou uma descida das acções e forçou a Eli Lilly a pedir desculpas pelo mal-entendido provocado pela conta falsa.

Da parte do Twitter, Musk já garantiu que a rede social vai ser dura contra contas que tentem enganar os utilizadores, uma atitude que vincou esta sexta-feira: “A imitação ou logro deliberado resultará na suspensão da conta”.

Sugerir correcção
Comentar