Corpos das vítimas de deslizamento de terras em Esposende resgatados dos escombros

Deslizamento atingiu uma habitação e provocou duas vítimas mortais de 22 anos.

esposende,acidentes,proteccao-civil,bombeiros,sociedade,braga,
Fotogaleria
Deslizamento de terra em Palmeira de Faro, Esposende LUSA/HUGO DELGADO
esposende,acidentes,proteccao-civil,bombeiros,sociedade,braga,
Fotogaleria
Deslizamento de terra em Palmeira de Faro, Esposende LUSA/HUGO DELGADO
esposende,acidentes,proteccao-civil,bombeiros,sociedade,braga,
Fotogaleria
Deslizamento de terra em Palmeira de Faro, Esposende LUSA/HUGO DELGADO

Duas pessoas morreram na madrugada desta quarta-feira em Palmeira de Faro, concelho de Esposende, vítimas de um deslizamento de terra, disse à Lusa fonte dos Bombeiros Voluntários de Esposende. Os corpos já foram resgatados dos escombros.

As duas vítimas mortais são um jovem casal, de 22 anos, que se encontrava “no primeiro andar da habitação” quando esta foi atingida por um deslizamento de terras, nomeadamente por pedras de grandes dimensões, disse Rui Costa, segundo comandante da Protecção Civil de Braga. O alerta para o deslizamento de terra foi dado às 03h55.

“Trata-se de uma habitação unifamiliar com três pisos, estavam no seu interior seis pessoas. Um casal com cerca de 50 anos e duas crianças, de dois e 12 anos, foram todos retirados ilesos”, disse Rui Costa.

Os corpos foram resgatados dos escombros pelas 14h50, depois de uma operação que o responsável pelas operações tinha antecipado poder ser “demorada”.

Rui Costa adiantou que a remoção dos cadáveres está agora apenas dependente da autorização do delegado de Saúde e da Polícia Judiciária (PJ). Os corpos serão levados para o Instituto de Medicina Legal de Viana do Castelo.

A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar as circunstâncias do deslizamento de terra. Fonte da PJ disse à Lusa que já foi feita uma primeira deslocação de inspectores ao local, designadamente para recolha de informação e registo fotográfico.

“Posteriormente, quando a situação no terreno estiver consolidada e tivermos luz verde da Protecção Civil, voltaremos lá para continuar a investigação”, acrescentou.

O 2.º comandante da Protecção Civil de Braga disse que os técnicos ainda estão avaliar as causas do acidente, mas confirmou que os primeiros indícios apontam para que tenha sido causado pela chuva que se fez sentir nesta região do Minho.

“[O deslizamento] foi, possivelmente, foi causado pela chuva, mas tal carece de confirmação dos técnicos no local, que vão ter apoio de mais dois engenheiros da Universidade de Minho. Serão as autoridades a avaliar as causas”, disse o responsável.

Rui Costa informou ainda que as “casas contíguas não correm perigo, mas que, por precaução, foram alertados os moradores que deveriam sair do local” enquanto as operações decorrerem.

No local chegaram a estar 27 operacionais e 12 veículos, dos bombeiros de Esposende e Viatodos e do INEM, além do Serviço de Protecção Civil de Esposende, GNR, Polícia Judiciária e psicólogos da autarquia de Esposende.

Notícia actualizada às 15h49 com a informação de que os corpos das vítimas foram resgatados dos escombros.

Sugerir correcção
Comentar