Cientistas querem ajudar a controlar diabetes de tipo 2 através de aplicação móvel

Projecto, que tem investigadores portugueses, poderá contribuir para um aconselhamento personalizado sobre alimentação e estilos de vida saudáveis.

Foto
A diabetes de tipo 2 está associada ao estilo de vida Rui Gaudêncio

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), que integram um estudo que visa ajudar os indivíduos com diabetes de tipo 2 a controlar a doença através de uma aplicação, estão neste momento a recrutar voluntários.

Em comunicado divulgado esta quarta-feira, a FMUP adianta que o projecto, intitulado “Food Friend”, pretende desenvolver e testar uma aplicação móvel para “monitorizar automaticamente a ingestão de alimentos e a prática de actividade física”, dando um “feedback personalizado” sobre as escolhas realizadas diariamente pelos indivíduos com diabetes de tipo 2.

Nesse sentido, a equipa de investigadores está a recrutar indivíduos com diabetes de tipo 2 para testarem no estudo que visa ajudá-los a controlar e gerir a doença, assim como prestar aconselhamento personalizado sobre alimentação e estilos de vida saudáveis.

Numa primeira fase, os voluntários apenas terão de usar a aplicação móvel durante três meses, sendo que o objectivo dos investigadores é perceber se a aplicação “potencia mudanças comportamentais” e “melhora a saúde e autogestão da doença” nos indivíduos que a usam.

A investigadora Glória Conceição, da FMUP, realça no comunicado que a aplicação visa “criar uma ferramenta completa” para “mediar a ingestão de alimentos de um indivíduo com diabetes mellitus de tipo 2 através do reconhecimento fotográfico, código de barras ou inserção manual”.

“Iremos fornecer feedback relevante e oportuno com base nos dados que forem gerados com a utilização da aplicação, nomeadamente o número de passos diário e a avaliação da alimentação”, esclarece a investigadora, acrescentando que o utilizador pode também registar os valores da glicemia, os dados sobre a medicação e criar notificações diárias.

Os doentes com diabetes de tipo 2 podem participar no projecto, inscrevendo-se através de um formulário que está disponível online. Depois da inscrição, os voluntários são convidados a comparecer na FMUP para instalarem a aplicação, altura em que será também feita a avaliação de algumas medidas, como o peso e perímetro de cintura.

Financiado pelo programa Portugal 2020, o projecto “Food Friend” envolve 17 entidades de quatro países e pretende desenvolver ferramentas para monitorizar “de modo fácil e automático”, a ingestão de alimentos por pessoas com doenças crónicas.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários