E-mail dos CTT com pedido de pagamento de dois euros é verdadeiro?

CTT publicaram comunicado sobre e-mail que está a circular.

Foto
CTT esclarecem que estas comunicações que têm circulado sobre o envio pendente de uma encomenda são falsas Nélson Garrido

A frase

“Deve pagar os portes de envio e preencher a sua morada para o receber”

E-mail que tem circulado com uma conta de endereço electrónico intitulada CTTencomenda

O contexto

Têm circulado e-mails sobre um suposto envio pendente de uma encomenda que necessita do pagamento de portes de envio e o preenchimento de um formulário para ser concluído.

Os factos

Os CTT esclarecem que estas comunicações que têm circulado sobre o envio pendente de uma encomenda são falsas. “Não se trata de um serviço CTT”, alerta a empresa numa nota publicada no site, alertando para este tipo de esquemas de phishing – uma técnica fraudulenta em que os atacantes usam emails falsos para levar um utilizador a fornecer dados confidenciais por engano.

Foto
Exemplo de e-mails fraudulentos denunciados pelos CTT CTT

Os CTT avisam também que têm circulado SMS também relativos a “uma entrega em atraso devido a encargos adicionais”. “Não se trata de um serviço CTT, mas sim de um esquema de recolha de dados”, referem.

Exemplo de SMS fraudulento,Exemplo de SMS fraudulento CTT,CTT
Exemplo do site utilizado para a recolha indevida de dados CTT
Fotogaleria
Exemplo de SMS fraudulento,Exemplo de SMS fraudulento CTT,CTT

Face a este tipo de esquemas, a empresa sublinha ser importante “o conhecimento e reconhecimento” destes esquemas, de forma a evitar roubos e outros crimes relacionados.

Os CTT aconselham os destinatários a não descarregar quaisquer anexos ou aceder aos endereços enviados, apagando as comunicações recebidas. “Tenha a certeza de que está a aceder a um site autorizado dos CTT, utilize ‘ctt.pt’ em vez de uma ligação incluída noutra fonte”, refere ainda a empresa, pedindo ainda que sejam avisadas as autoridades competentes.

Para identificar uma comunicação fraudulenta, os Correios listam uma série de características da mensagem a ter em atenção, como o tamanho dos logótipos apresentados (de tamanho irregular ou alterado) ou a presença de erros gramaticais e ortográficos. Alertam ainda para o sentido de urgência da mensagem (alarmantes solicitando a acção imediata), assim como para pedidos inesperados – tentativas de obter dinheiro ou informação financeira – e para a ausência de vias alternativas de contacto.

Em resumo

Os e-mails e SMS sobre encomendas pendentes devido a custos de envio não são dos CTT, tratando-se de esquemas para levar o destinatário a fornecer dados confidenciais.

Sugerir correcção
Comentar