#NãoEstãoSozinhas: Greve Climática lança onda de apoio (e um protesto) por activistas em tribunal

O movimento quer mostrar que não são apenas quatro os activistas pelo clima. Partilhar vídeos e fotografias ou participar no protesto no Campus de Justiça no dia 29 de Novembro são formas de apoiar.

Foto
Estudantes protestam pelo clima na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) Daniel Rocha

No dia 11 de Novembro, a polícia deteve quatro estudantes durante as ocupações pelo clima na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). O julgamento está marcado para o dia 29 de Novembro, às 14h30, no edifício F do Campus de Justiça, em Lisboa. Em resposta, a Greve Climática Estudantil criou uma página de apoio para testemunhos de quem passou pelo protesto ou está solidário com os jovens. A par disto, está a convocar uma manifestação para o exterior do complexo no dia do julgamento.

Matilde Alvim, estudante e activista pela justiça climática no movimento, explica ao P3 que a iniciativa pretende mostrar que “lutar pelo clima não é um crime e que as acusações são injustas”. Além disso, acrescenta, não são apenas estas quatro pessoas que lutam pela causa. “É um movimento de centenas, milhares de pessoas que as estão a apoiar”, sinaliza.

O apoio pode ser feito de duas formas: presencial, às 14h, no exterior do edifício F do Campus de Justiça, no dia 29 de Novembro; ou através das redes sociais com mensagens escritas, áudio, vídeo, desenhos ou fotografias onde esteja presente a frase “Não estão sozinhas”.

“O objectivo é que a as pessoas enviem para testemunhos@naoestaozinhas.pt ou publiquem nas redes socais com #NãoEstãoSozinhas uma mensagem de apoio”, explica. As mensagens vão ser partilhadas no site até à data do julgamento.

Matilde espera reunir o maior número de pessoas, entre estudantes, professores, “artistas que assinaram a carta de apoio às ocupações” e todos os que se queiram juntar ao protesto. Quanto à detenção e à entrada da polícia de choque na faculdade, foi uma acção “absolutamente sem precedentes e totalmente salazarista”, conclui.

Os quatro jovens estão acusados dos crimes de “não dispersão em reunião pública e introdução em local vedado ao público”, explicou o advogado de defesa André Ferreira à saída do tribunal no dia 14 de Novembro.

Sugerir correcção
Comentar