Poeta ganha prémio de melhor filme no festival LEFFEST

Obra do cineasta cazaque Darezhan Omirbayev levou para casa o prémio principal do Lisbon & Sintra Film Festival. Este domingo voltará a ser exibido no cinema Nimas, em Lisboa.

Foto
Cena de Poeta, filme do cineasta cazaque Darezhan Omirbayev DR

O filme Poeta, do cineasta cazaque Darezhan Omirbayev, recebeu o prémio de melhor filme no Lisbon & Sintra Film Festival (LEFFEST), anunciou sábado à noite a organização.

De acordo com a lista de distinções, dada a conhecer na cerimónia de encerramento do festival no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, o Prémio do Júri João Bénard da Costa foi para Return to Dust, do cineasta chinês Li Ruijun.

O Prémio Especial do Júri - Melhor Realizador foi para o francês Clément Cogitore, e o Prémio Especial do Júri - Revelação distinguiu o filme El Agua, a primeira longa-metragem dirigida pela espanhola Elena López Riera.

O júri da 16.ª edição do LEFFEST foi presidido pelo cineasta Olivier Assayas e composto pelos realizadores Julie Dash e Lorenzo Vigas, pela actriz Joana Ribeiro e pelo escritor Dana Vachon.

Poeta anda à volta de Didar, um jovem poeta consumido pelo seu trabalho num pequeno jornal, que passa a reflectir mais intensamente sobre a sua vocação quando fica a conhecer a história de um célebre poeta cazaque do século XIX, que o governo manda executar, lê-se na breve sinopse disponível no site do festival.

Return to Dust segue um casal, Ma e Guiying, cuja união foi arranjada - ele é um agricultor que preferia não o ser, ela uma mulher infértil, com deficiência, que a China rural há muito condenara à solidão. A sua história, marcada pela ligação à terra e às tradições, tinha tudo para não ser feliz, mas eles acabam por se descobrir na presença um do outro e fazer de uma obrigação uma oportunidade.

De acordo com a informação divulgada nesta página oficial, o filme Poeta será de novo exibido no Cinema Medeia Nimas e Return to Dust no Centro Cultural Olga Cadaval, ambos neste domingo.

A edição deste ano teve uma retrospectiva do cinema de Sérgio Tréfaut e teve várias antestreias nacionais.

O LEFFEST repartiu-se pelo cinema Nimas e Teatro Tivoli, em Lisboa, e pelo Centro Cultural Olga Cadaval e MU.SA - Museu das Artes, em Sintra.

Sugerir correcção
Comentar