A outra nova Hollywood

Is That Black Enough for You?!? está na Netflix. Elvis Mitchell fez um excelente documentário-ensaio sobre os anos de ouro do cinema de blaxploitation e da sua importância sociológica.

Laurence Fishburne, um dos participantes na evocação do blaxploitation
Fotogaleria
Laurence Fishburne, um dos participantes na evocação do blaxploitation
netflix,marvin-gaye,critica,hollywood,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
Whoopi Goldberg, um dos participantes na evocação do blaxploitation

Tem o seu quê de “ar do tempo”, este documentário assumidamente pessoal e ensaístico onde o crítico e investigador americano Elvis Mitchell faz uma viagem pelo cinema negro (essencialmente) dos anos 1970. Surge numa altura em que a representação afro-americana no sistema hollywoodiano atinge proporções nunca antes vistas — confirmem-se os recentes êxitos de Nope e A Mulher Rei, mas também o lançamento com pompa e circunstância de Black Panther — Wakanda para Sempre — e coincidiu quer com o lançamento do documentário de Reginald Hudlin sobre Sidney Poitier quer com a retrospectiva que o Leffest dedicou aos cineastas da L. A. Rebellion.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar