Portugal em linha com inflação recorde na zona euro de 10,6%

Produtos energéticos são os que registam as maiores subidas, em termos homólogos, nos países da moeda única. Inflação nos 27 países da UE ficou nos 11,5% em Outubro.

Foto
Preços da energia estavam 41,5% mais caros em Outubro de 2022 face ao mesmo mês de 2021 Paulo Pimenta (arquivo)

A taxa de inflação homóloga na zona euro chegou, em Outubro, ao recorde de 10,6%, segundo os dados definitivos publicados pelo Eurostat, que reviu ligeiramente em baixa (-0,1 pontos percentuais) o valor inicialmente estimado. Tal significa que a inflação em Portugal está em linha com a dos seus parceiros do euro, já que o valor para Portugal, medido pelo Índice Harmonizado de Preços ao Consumidor (IHPC) , foi o mesmo.

"Olhando para as principais componentes da inflação na zona euro, a energia teve a variação anual mais elevada (41,5% comparada com o incremento de 40,7% em Setembro), seguida pela alimentação, álcool e tabaco (,ais 13,1%), bens industriais não energéticos (mais 6,1%) e serviços (mais 4,3% em Outubro, tal como em Setembro)”, detalha a autoridade estatística europeia.

No conjunto dos países da União Europeia, a variação em termos homólogos deste índice harmonizado (usado para comparar a variação de preços entre os diferentes países) foi de 11,5% em Outubro. O que significa que Portugal fica em linha com a zona euro e abaixo da média da UE.

Os dados mostram uma forte aceleração dos preços face ao ano passado. Em Outubro de 2021, a inflação anual nos países da moeda única era de 4,1% e no conjunto da UE cifrou-se em 4,4%.

Na variação em cadeia, os valores de Outubro traduzem um crescimento de 0,7 pontos percentuais face a Setembro, mês em que o IHPC registado foi de 9,9%. No conjunto da UE, a variação mensal foi semelhante, com uma subida de 110,9% em Setembro para 11,5% para Outubro.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários