Queda de mísseis russos na Polónia é “ataque à segurança colectiva”, diz Zelensky

“Esta é uma escalada muito significativa. Devemos agir”, defendeu o Presidente ucraniano numa mensagem na rede social Telegram.

Foto
Zelensky manifestou apoio aos “irmãos e irmãs” da Polónia EPA/SERGEY DOLZHENKO

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, defendeu esta terça-feira que a queda de mísseis russos na Polónia, incidente que causou dois mortos, é um “ataque à segurança colectiva” e uma “escalada muito significativa” no conflito.

“Quanto mais a Rússia sentir impunidade, mais ameaças haverá para qualquer um que esteja ao alcance dos mísseis russos. Para disparar mísseis em território da NATO. Este é um ataque de mísseis russos à segurança colectiva! Esta é uma escalada muito significativa. Devemos agir”, salientou o chefe de Estado ucraniano numa mensagem na rede social Telegram.

Um alto funcionário dos serviços de informações dos Estados Unidos disse hoje que mísseis russos caíram na Polónia, país membro da NATO, incidente que causou a morte a duas pessoas.

O primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, convocou com urgência a Comissão de Segurança Nacional da Polónia após estes relatos. A Polónia já confirmou que o míssil é de fabrico russo, mas o Presidente polaco disse não haver provas sobre quem o lançou.

Zelensky salientou que aconteceu na Polónia o que a Ucrânia tem alertado “há muito tempo”. “O terror não se limita às nossas fronteiras nacionais. Mísseis russos atingiram a Polónia. Quantas vezes a Ucrânia disse que o estado terrorista não se limitará ao nosso país? É apenas uma questão de tempo até que o terror russo vá mais longe”, destacou.

O governante manifestou ainda apoio aos “irmãos e irmãs” da Polónia.

Na mesma publicação, Volodymyr Zelensky lembrou que o novo ataque russo em massa com mísseis, “um total de 90”, afectaram sistemas de energia, empresas e edifícios residenciais.

Em reacção, o Ministério da Defesa da Rússia disse que os relatos de queda de mísseis russos na Polónia são “uma provocação deliberada para escalar a situação”, negando a responsabilidade pelo ataque.

Num comunicado, o Ministério da Defesa da Federação Russa acrescentou que os destroços nas fotografias divulgadas por vários meios de comunicação ocidentais “nada têm a ver com os meios de destruição russos”.

De acordo com órgãos de comunicação polacos, duas pessoas morreram hoje à tarde, depois de um projéctil ter atingido uma zona agrícola em Przewodów, uma vila polaca perto da fronteira com a Ucrânia.

Sugerir correcção
Comentar