Jeff Bezos diz que doará a maior parte da sua fortuna

O fundador da Amazon tem uma fortuna estimada em 124 mil milhões de dólares.

Foto
É a primeira vez que Jeff Bezos, de 58 anos, assume o compromisso de doação publicamente Reuters/CLODAGH KILCOYNE

O multimilionário Jeff Bezos, fundador da Amazon, afirmou, numa entrevista à CNN divulgada nesta segunda-feira, que tenciona doar a maior parte da sua fortuna em vida para causas benéficas. No último fim-de-semana, Bezos entregou a Dolly Parton 100 milhões de dólares para que a actriz possa continuar a apoiar causas “com coragem e civilidade”.​

É a primeira vez que o empresário, de 58 anos, assume esse compromisso publicamente, uma vez que não assinou a The Giving Pledge, uma promessa de doação lançada em 2010 pelos norte-americanos Warren Buffett e Bill Gates, que encoraja os milionários a doarem mais de metade da riqueza que possuem para fins de filantropia.

Segundo a agência Bloomberg, Jeff Bezos tem actualmente uma fortuna avaliada em 124 mil milhões de dólares (quase 120 mil milhões de euros), o que faz dele a quarta pessoa mais rica do mundo, depois de já ter liderado a lista dos mais ricos. No entanto, a sua fortuna, em grande parte ligada à Amazon, diminuiu à medida que as acções da empresa caíram no ano passado.

Jeff Bezos é também proprietário do jornal Washington Post, da empresa espacial Blue Origin e do Bezos Earth Fund, um fundo dedicado ao planeta que lançou em 2020, dotando-o de 10 mil milhões de dólares.

A ex-mulher de Jeff Bezos, MacKenzie Scott, cuja fortuna está calculada em perto de 24 mil milhões de dólares já prometeu doar pelo menos metade para beneficiência, ao assinar em 2019, logo após o divórcio a promessa de doação de Buffett e Gates.

Scott agitou o mundo da filantropia no início de 2021, doando seis mil milhões de dólares a diversas organizações sem restrições ou requisitos associados às suas contribuições.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários