Zelensky: “A anexação russa anula toda a possibilidade de diálogo”

O Presidente da Ucrânia disse, em entrevista ao El País, que não aceitará ultimatos e que os ucranianos não querem perder parte do seu território.

Foto
Volodymyr Zelensky deu uma entrevista de 50 minutos ao El País EPA/UKRAINIAN PRESIDENTIAL PRESS SERVICE HANDOUT

Passaram 253 dias de guerra e o discurso de Volodymyr Zelensky não mudou uma vírgula. Em entrevista ao jornal diário El País, a primeira dada à imprensa espanhola, o Presidente da Ucrânia continua a recusar perder território, quer fazer parte da União Europeia e garante que vai lutar até ao fim. “Não aceitamos nenhum ultimato, porque não queremos perder parte do nosso território. Nós já o dissemos: lutaremos até o fim para defender a nossa casa. Acima de tudo, temos de tentar salvar vidas”, disse Zelensky.

A entrevista foi feita a meio da semana e durou 50 minutos. Decorreu numa sala do bunker de Kiev que se converteu na sede presidencial e que, como descrevem os jornalistas, tem os corredores mergulhados em frio e penumbra, à semelhança do resto do país. Durante a conversa, o presidente de 44 anos, que foi actor e empresário, não se esquiva a perguntas, senta-se frente-a-frente e improvisa.

Mas a mensagem é clara: “Se os russos se retirarem e reconhecerem que estão terrivelmente enganados, então podemos encontrar espaço para o diálogo. Mas se vamos continuar a sacrificar milhares de vidas para que o nosso território seja desocupado, isso impede qualquer processo [de diálogo] durante vários anos.” Este discurso serve de resposta aos concidadãos que pedem a Zelensky que se sente à mesa com Putin e conversa sobre paz. “Há uma intenção muito concreta de ocupação e destruição da Ucrânia. O que é que eu tenho a dizer a alguém que só nos quer destruir? As conversações não fariam sentido”, acrescenta.

Zelensky insiste que o futuro do seu país passa pela entrada na União Europeia. “A guerra começou porque a Rússia não nos considera um país independente, um país europeu. Passa-se o mesmo com a Bielorrússia. Porque é que hão-de ser os russos a decidir como se vive na Bielorrússia? Espero que os líderes da UE não tenham medo”, diz, deixando claro que nem todos na União Europeia querem que o processo de integração decorra com a mesma celeridade. “A Ucrânia será membro da UE e não quero dizer se é mais tarde ou mais cedo porque considero que já é tarde.”

O comediante que virou político aproveita ainda a entrevista para explicar que há uma diferença entre ucranianos e russos. “Esta é uma guerra pela Ucrânia contra a agressão russa. Nós somos um escudo e não atacamos com armas nucleares, com mísseis guiados, com drones iranianos. Não invadimos com tanques. Não violamos mulheres russas, crianças russas. Não torturamos nas aldeias russas”, diz.

Sugerir correcção
Ler 11 comentários