Como nasceu o fascismo

O primeiro fascismo assume-se como movimento revolucionário, antiliberal e anticomunista. A elite tentou domesticar Mussolini e acabou por dele ficar refém.

Foto
Benito Mussolini a caminho da primeira reunião dos Fasci di Combattimento em 1919 KEYSTONE-FRANCE/Gamma-Rapho via Getty Images
Reserve as sextas-feiras para ler a newsletter de Jorge Almeida Fernandes sobre o mundo que não compreendemos.

Que foi o fascismo? Responde o historiador Emilio Gentile: “O fascismo é um fenómeno político moderno, nacionalista e revolucionário, antiliberal e antimarxista, organizado num ‘partido-milícia’, com uma concepção totalitária da política e do Estado, uma ideologia de fundamento mítico, viril e anti-hedonista, sacralizada como religião laica, que afirma o primado absoluto da nação, entendida como comunidade orgânica e etnicamente homogénea, hierarquicamente organizada num Estado corporativo, com uma vocação belicista e uma política de grandeza, de potência e conquista, visando a criação de uma nova ordem e de uma nova civilização.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários