Zelensky escolheu 16 “discursos de guerra” e fez o seu primeiro livro

Uma colecção com os discursos mais importantes do Presidente da Ucrânia chega às livrarias em Dezembro.

Foto
Volodymyr Zelensky durante um discurso proferido em Kiev em Abril de 2022 EPA/UKRAINIAN PRESIDENTIAL PRESS SERVICE HANDOUT

Uma colecção dos discursos sobre a guerra do Presidente da Ucrânia, Volodymyr ​Zelensky, vai ser publicada em português pela Penguin Random House no início de Dezembro, anunciou a editora. Sob a chancela Vogais, Uma Mensagem da Ucrânia, que vai chegar às livrarias a 5 de Dezembro, é o primeiro livro do Presidente ucraniano e reúne “os mais poderosos discursos de guerra de Zelensky”.

O livro inclui 16 discursos que Zelenksy “seleccionou pessoalmente”, além de uma introdução escrita também por si, “na qual reflecte sobre o que tem aprendido sobre si próprio e a Ucrânia desde a invasão do país” pela Rússia a 24 de Fevereiro de 2022, segundo o comunicado da Penguin Random House.

“Desde a minha tomada de posse em 2019 já proferi mais de mil discursos pelo mundo. Escolhi os 16 discursos deste livro porque, mais do que quaisquer outros, ajudá-lo-ão a compreender-nos: as nossas aspirações, os nossos princípios e os nossos valores”, diz o Presidente Zelensky, citado pelo comunicado, que antes de ser eleito em 2019 teve uma carreira de duas décadas como actor e produtor de cinema e espectáculos. “Acima de tudo, este livro ajudá-lo-á a ouvir a mensagem que queremos dirigir ao mundo: a de que somos um povo livre e independente, e de que lutaremos até o último soldado russo ter deixado o nosso território.”

A obra contém igualmente um prefácio do jornalista russo-britânico Arkady Ostrovsky, que foi muitos anos correspondente em Moscovo e é actualmente responsável pelas secções da Rússia e da Europa de Leste na revista The Economist, a quem cabe explicar o contexto dos discursos na Guerra na Ucrânia, a maior na Europa desde 1945.

Além de Portugal, a antologia dos discursos, cujas receitas reverterão para a United24, que recolhe doações para a Ucrânia e foi criada por Zelensky, será publicado este ano nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Espanha e chegará, já em 2023, a países como a Dinamarca, Países Baixos, Noruega, Polónia, República Checa e Finlândia.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários