Bebés de mães portuguesas no estrangeiro equivalem a 20% dos nascidos em Portugal

Um quinto dos portugueses com idades entre os 15 e os 39 anos vivem no estrangeiro. Não surpreende assim que os bebés nascidos de mães portuguesas fora do país representam já uma grande fatia do total de nascimentos em Portugal, segundo o investigador Rui Pena Pires.

Foto
Mais de um quarto dos portugueses com idades entre os 15 e os 39 anos vivem fora do país Nuno Alexandre

Os nascimentos de bebés de mães portuguesas no estrangeiro representam cerca de um quinto do total das crianças nascidas em Portugal. As contas foram feitas por Rui Pena Pires, professor catedrático do ISCTE-IUL que, num trabalho destinado a avaliar o impacto das migrações internacionais na estrutura demográfica do país, apresentado no VI Congresso Português de Demografia, que decorreu nos últimos dois dias em Lisboa, desfez quaisquer dúvidas: a emigração está a agravar a depressão demográfica portuguesa, num efeito recessivo apenas parcialmente atenuado pela entrada de imigrantes.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 40 comentários