Corrida ao Senado dos EUA: candidato de Trump e pastor da igreja que já foi de Luther King debatem na TV

Herschel Walker, ex-estrela de futebol e novato político apoiado pelo antigo Presidente Donald Trump, quer derrubar Raphael Warnock, pastor de uma igreja histórica de Atlanta que serviu menos de dois anos no Senado.

Foto
Herschel Walker é apoiado pelo ex-Presidente Donald Trump Reuters/DUSTIN CHAMBERS

A tentativa do republicano Herschel Walker de derrubar o senador democrata Raphael Warnock, da Geórgia, ganha destaque esta sexta-feira, noite em que se reúnem para um debate televisivo único numa disputa que ajudará a determinar que partido ficará a controlar o Senado dos EUA nos próximos dois anos.

Esta disputa entre Walker, ex-estrela de futebol e político novato apoiado pelo ex-Presidente Donald Trump, e Warnock, pastor de uma igreja histórica de Atlanta que serviu menos de dois anos no Senado, é uma das que tem reunido mais atenção do povo norte-americano à medida que se aproximam as eleições parlamentares, a 8 de Novembro.

Ainda assim, Walker já soma uma polémica. Enquanto político que se opõe ao aborto sem excepções, veio a descobrir-se que, em 2009, pagou para interromper a gravidez da sua namorada – que, mais tarde, deu à luz um dos seus filhos. Walker, contudo, desmente a alegação e classifica-a como uma “mentira descarada”. A Reuters não conseguiu confirmar a acusação de forma independente.

Espera-se que este assunto esteja entre os muitos aspectos a discutir no debate entre Walker e Warnock, que se realiza em Savannah e começa às 19h00 locais (01h00 em Portugal continental).

O Partido Democrata do Presidente dos EUA, Joe Biden, tem uma pequena maioria no Senado e na Câmara dos Deputados. O controlo do Senado pode ser decidido pelo resultado das disputas na Georgia, Arizona, Nevada, Carolina do Norte, New Hampshire, Ohio, Pensilvânia e Wisconsin.

A Georgia era um Estado republicano confiável, com dois senadores republicanos, até Biden derrotar Trump nas eleições presidenciais de 2020. Warnock e o democrata Jon Ossoff conseguiram os dois assentos do estado no Senado nas eleições de Janeiro de 2021.

Dois proeminentes republicanos do Senado –​ Rick Scott e Tom Cotton –​ fizeram campanha com Walker esta semana, transmitindo uma mensagem de que os republicanos precisam de garantir a maioria para impedir a agenda legislativa de Biden. “Apoiamos de forma firme os nossos candidatos e esforçamo-nos para conseguir votos”, disse o presidente do Partido Republicano no condado de Bibb, David Sumrall. “Não há muitas pessoas indecisas na corrida”, acrescentou o estrategista republicano Charlie Black.

Warnock é um pastor veterano da Igreja Batista Ebenezer de Atlanta, onde o líder dos direitos civis Martin Luther King pregou, e um orador eloquente. Walker, que se apresenta como um “novato” na política, tem vindo a tentar diminuir as expectativas depositadas em si. Foi o que fez numa entrevista ao Savannah Morning News, no mês passado, na qual afirmou: “Eu sou um rapaz do campo. Não sou tão inteligente quanto ele. Ele é um pastor.”

Warnock aceitou convites para a realização de três debates, mas Walker só concordou com um. Se nenhum dos candidatos obtiver mais de 50% dos votos no dia 8 de Novembro, a corrida será decidida na segunda volta, marcada para 6 de Dezembro. Os republicanos têm procurado desviar a atenção dos eleitores de questões sobre o carácter de Walker, concentrando-se em assuntos como a inflação, o crime e a segurança nas fronteiras.

Uma sondagem, realizada pela Universidade da Georgia, dá Warnock à frente, com 46%, contra 43% de Walker, entre os ​​eleitores prováveis. Um resultado bastante diferente da corrida ao governo do estado, onde o actual governador, o republicano Brian Kemp, aparece com 51% e a democrata Stacey Abrams com 41%.

Sugerir correcção
Comentar