Já se pode ouvir a canção “perdida” de Freddie Mercury

Gravada há 34 anos durante as sessões do álbum The Miracle, Face It alone foi agora remasterizada e lançada esta quinta-feira na BBC Radio 2. Os membros sobreviventes da banda tinham-se esquecido dela.

Foto
Freddie Mercury em palco num concerto dos Queen no Estádio de Wembley, na década de 1980 Roy Wells

Face it alone era, até aqui, uma canção inédita deixada para trás quando os Queen, depois de semanas em estúdio em Londres e na Suíça, desenharam o alinhamento de The Miracle, o álbum com 12 temas que lançaram em 1989.

A partir de agora, e depois de ter sido dada a ouvir pela primeira vez esta quinta-feira no programa das manhãs da BBC 2, com o locutor Ken Bruce ao leme, a canção “perdida” de Freddie Mercury, icónico vocalista da banda britânica, está acessível a todos.

“When something so near and dear to life/ Explodes inside/ You feel your soul is set on fire”, começa por cantar o músico.

“Encontrámos uma pequena jóia do Freddie de que nos tínhamos esquecido”, dissera à BBC o baterista Roger Taylor, em Junho, precisamente quando os Queen davam a conhecer a “descoberta” deste tema inédito, classificando-o como “uma peça muito apaixonada”, “bela, tocante”.

A canção, algo sombria ou, pelo menos, melancólica, foi gravada, tal como as restantes de The Miracle, quando Freddie Mercury já sabia que era seropositivo, mas ainda não tornara público o seu diagnóstico, precisa hoje a BBC News. É, por isso, difícil não ler alguns dos versos de Face it alone à luz deste contexto: “Your life is your own/ You’re in charge of yourself/ Master of your home/ In the end, in the end/ You have to face it all alone.”

Inicialmente, os Queen pensaram que seria impossível recuperar o tema, dado o estado da gravação, mas os engenheiros de som conseguiram salvá-lo e ele aí está, muito mais negro e intimista do que canções que acabariam por constar do alinhamento do álbum, como I want it all.

Freddie Mercury viria a morrer em 1991, depois de ter sido lançado o álbum que se seguiu a The Miracle, Innuendo.

Ainda de acordo com a BBC News, a banda está a preparar uma edição de luxo do álbum de 1989, que incluirá Face it alone, naturalmente, mas também cinco outros temas nunca editados, três dos quais com a voz inconfundível de Freddie Mercury.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários