Wole Soyinka: paródia, alegoria ou uma grande loucura?

Desde 1973 que Wole Soyinka não escrevia um romance. Depois do activismo, voltou a pegar na caneta para dar forma a um livro que é uma representação sórdida, irónica, alegórica de um país nas suas contradições.

Foto
Aos 88 anos, Wole Soyinka regressa com um romance que congrega as questões com que se debate África no pós-colonialismo Akintunde Akinleye/Reuters

Não deixa de ser notável dizer que este é o primeiro romance de Wole Soyinka em quase 50 anos, e o terceiro da sua carreira de escritor depois da estreia em 1965 com Os Intérpretes. O anterior era de 1973, Season of Anomy. Mas mais notável é o romance que resultou desse longo interregno. Como se nele o primeiro escritor africano a vencer o Nobel da Literatura usasse de todos os seus recursos e todos os temas que têm alimentado a sua actividade enquanto poeta, dramaturgo, ensaísta, ficcionista, activista político para montar uma crónica monumental da África pós-colonialista, da África actual, a partir de um país fictício que é claramente a Nigéria, numa trama cheia de mistério, crítica social e o domínio da linguagem que fez dele um dos maiores estilistas literários africanos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar