Levantar o nevoeiro que cobre o novo aeroporto de Lisboa?

A Avaliação Ambiental Estratégica deve recuperar a norma científica de compatibilizar sustentabilidade económica, ambiental e social e recusar o ambientalismo radical de fachada científica que tudo arrasa.

O novo aeroporto de Lisboa (NAL) exige resposta às questões de para que serve, como conciliar impactes e quanto custa. A escolha é entre “Alcochete por fases” (Alcochete a seguir); e Portela mais Montijo, e possível expansão a Alcochete (modelo Dual), este acordado entre Estado e ANA em janeiro de 2019. O modelo Dual é apoiado pela Confederação de Turismo de Portugal - em 2001 e 2008 - e não é invenção da ANA, privatizada em 2012. Três das alternativas do acordo Governo/PSD não justificam atenção por apenas complicarem a Avaliação Ambiental Estratégica.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 12 comentários