RTP conseguiu afastar fantasmas da privatização e da governamentalização

Empresa pública de rádio e televisão enfrentou graves crises financeiras com o crescimento das privadas, a partilha do mercado publicitário e o subfinanciamento. E sobreviveu a duas tentativas de privatização.

Foto
PAULO PIMENTA

Com a chegada dos canais privados e, depois, da oferta do cabo e das novas formas de ver televisão, a RTP foi perdendo audiência e influência ao mesmo tempo que viveu boa parte destes 30 anos mergulhada em problemas financeiros e sob acusações de governamentalização. Esses foram também os argumentos políticos usados para defender a sua privatização. Actualmente, esse ímpeto está mais refreado no PSD, partido em cujos governos houve manifestações claras de planos de privatização, mas é uma das bandeiras da Iniciativa Liberal.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar