Os Beatles que o mundo ainda não descobrira em duas fotos inéditas

Duas fotos agora reveladas mostram a banda a actuar no Cavern Club, chegada de uma extenuante estadia em Hamburgo, em Julho de 1961. Ainda não havia Ringo Starr e o primeiro single só seria editado mais de um ano depois.

cultura,liverpool,beatles,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
George Harrison, Paul McCartney, Pete Best (parcialmente encoberto pela guitarra) e John Lennon TRACKS LTD/PA
cultura,liverpool,beatles,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
A banda actuava no The Cavern, o clube em Liverpool onde começou a nascer a sua lenda TRACKS LTD/PA

Julho de 1961. Os Beatles, que o mundo ainda não conhecia, mas que Liverpool seguia com fervor, subiam ao seu palco predilecto na cidade, o do Cavern, aquele em que a lenda se forjou. John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e o primeiro baterista da banda, Pete Best. Calças pretas de cabedal, camisolas brancas de algodão, rostos suados, cabelo a pingar pelo calor na sala. Podemos descrever o momento com exactidão porque assim os mostram duas fotografias agora reveladas.

“Tiradas no interior do exíguo e húmido Cavern Club, estas fotos inéditas captam os Beatles a tocar para o público à hora do almoço ou num concerto nocturno em Julho de 1961”, contextualiza Mark Lewisohn, autor especializado na história dos Beatles, citado pelo Liverpool Echo. “Acabados de chegar de Hamburgo [cidade em cujos clubes tocaram regularmente entre meados de 1960 e o final de 1962], de uma tareia de 500 horas em palco em 90 dias, os Beatles, magros como cães, subalimentados, são rapazes de 20 (John), 19 (Paul e Pete) e 18 (George) anos”, descreve.

Dias depois da actuação aqui documentada, Brian Epstein desceria até à cave do Cavern para os ver actuar pela primeira vez. Deslumbrado com o que vê, propõe tornar-se manager da banda, o que fará com o sucesso conhecido. Em Agosto, Pete Best é substituído por um certo Ringo Starr e, meses depois, uma estadia em Paris transforma-os. Literalmente: dali regressam com os cortes de cabelo que se tornaram sinónimo dos anos 1960.

Quanto à história oficial, arrancaria pouco mais de um ano depois. Dia 5 de Outubro de 1962, há 60 anos, portanto, a banda editava Love me do, o seu primeiro single, aquele que os transformou num fenómeno britânico que não tardaria a galgar fronteiras. Foi o dia em que o mundo mudou, disse em tempos George Martin, o histórico produtor da banda, o 5.º Beatle.

Sugerir correcção
Comentar