Uma guerra nuclear é possível?

O que sabemos é que estamos a viver tempos extraordinários, para os quais não estávamos preparados, sobretudo nós, europeus, que vivemos em paz há mais de 70 anos.

Reserve as terças-feiras para ler a newsletter de Teresa de Sousa e ficar a par dos temas da actualidade global.

1. Há sempre uma citação de Winston Churchill para nos guiar nas horas mais negras. A imprensa europeia tem recorrido a uma delas, para descrever o momento da guerra na Europa que estamos a viver. O maior estadista do século XX dizia que “os ditadores andam de um lado para o outro, montados em tigres que não se atrevem a desmontar; e os tigres têm cada vez mais fome”. Podem acabar comidos pelo tigre, mas podem também fazer muitos estragos até lá. É uma boa descrição da situação em que se colocou Vladimir Putin, com a sua guerra de agressão contra a Ucrânia, que não consegue vencer. Segue, montado no tigre, numa corrida desenfreada que não sabemos aonde o conduzirá.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 50 comentários