Corvos de Bordalo II invadem um eléctrico dos anos 20 que irá ficar no Terreiro do Paço

Metro de Lisboa inaugura painel de esculturas da artista plástica Françoise Schein em homenagem ao conhecimento e aos Descobrimentos Portugueses na estação da Encarnação na quinta-feira.

Foto
Uma das obras de Bordalo II - a dos corvos só será divulgada na sexta-feira Rui Gaudencio

A obra “Corvos Electrónicos” - Lighted Crows, 2022 - é inaugurada nesta sexta-feira, 16 de Setembro, num antigo eléctrico do Museu da Carris, datado dos anos 20 do século passado, pelas 21h. O eléctrico n.º 525 foi transformado por Bordalo II de forma a instalar no seu interior dois animais gigantes, feitos de materiais recuperados do lixo, para assinalar os 150 anos da companhia de transportes, que se comemoram no dia 18 de Setembro.

A inauguração da obra vai contar com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e o presidente da Carris, Pedro de Brito Bogas. A instalação vai permanecer no Terreiro do Paço durante um mês, junto ao Supremo Tribunal de Justiça. Posteriormente, será instalada na zona das Amoreiras por dois anos.

O animal escolhido para esta comemoração é o corvo por ser característico e iconográfico de Lisboa. Dos elementos inovadores da peça destaca-se o facto de ser feita com sobras de néons leds, que permitem uma visualização nocturna.

Também o Metropolitano de Lisboa conta com novas obras de arte. Nesta quinta-feira irá inaugurar uma exposição na estação da Encarnação composta por 32 esculturas que homenageiam o conhecimento e os Descobrimentos Portugueses. A exposição da artista plástica belga Françoise Schein, responsável, também, pela intervenção plástica da estação Parque, passa a integrar o património artístico das estações do Metro de Lisboa.

Sugerir correcção
Comentar