Os estudantes “estão colocados, mas desalojados”. Pedidos de ajuda multiplicam-se, alerta a FAP

O aumento dos preços e a diminuição do número de quartos disponíveis está a piorar “o problema do alojamento” estudantil, diz Ana Gabriela Cabilhas, presidente da Federação Académica do Porto (FAP).

Foto
Paulo Pimenta

A presidente da Federação Académica do Porto (FAP), Ana Gabriela Cabilhas, está preocupada com a falta de alojamento para os estudantes que chegam ao ensino superior, referindo que “estão colocados, mas desalojados”.

“Os pedidos de ajuda com o alojamento multiplicam-se numa caixa de entrada que não consegue acudir todos os estudantes. Os preços elevados mantêm-se, o número de quartos disponíveis está a diminuir com a retoma do turismo e o impacto da presente inflação não é previsível, nomeadamente nas empreitadas das residências já calculadas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”, afirma.

Assim, considera Ana Gabriela Cabilhas, “prolonga-se o problema do alojamento académico, sem fim à vista”.

Na semana em que os estudantes conhecem as faculdades que os vão acolher nos próximos anos, a Federação Académica do Porto não esconde os desafios que estes terão de enfrentar. À vulnerabilidade já mencionada, acresce “a falta de apoio à saúde mental dos estudantes”.

“É necessário o reforço da contratação de psicólogos e ainda a integração do ensino superior nas estratégias definidas no Programa Nacional para a Saúde Mental. Este é um momento de particular desafio, que requer a integração e adaptação a uma nova cidade e novas rotinas, pelo que nenhum estudante poderá ficar em risco de abandono escolar”, alerta, em comunicado, a presidente da FAP.

Considera ainda que “a habitação e a qualidade do ensino, em todas as suas esferas, devem estar asseguradas”, mas isso “pode ser posto em causa com o financiamento atribuído às instituições de ensino superior, que já era insuficiente antes do contexto de inflação actual”.

Representante de 27 associações de estudantes da Área Metropolitana do Porto e mais de 70 mil estudantes, a FAP “está disponível para colaborar em todas as temáticas referentes ao Ensino Superior e ao ano lectivo 2022/23, em especial”, acrescenta.

A federação felicita todos os que, a partir de 12 de Setembro, serão parte integrante da academia do Porto e refere que as sessões de esclarecimento e recepção têm início já na próxima semana, num ano que se espera sem contrariedades pandémicas.

Sugerir correcção
Comentar