Alterações climáticas

Cheias no Paquistão: "Nunca vi carnificina climática a esta escala", diz Guterres

O secretário-geral das Nações Unidas disse, durante uma visita de dois dias ao Paquistão, que nunca viu um desastre climático como aquele que o país enfrenta devido às inundações, considerando que se trata de uma “carnificina climática”.

i-video

“Tenho visto muitos desastres humanitários em todo o mundo, mas nunca vi uma carnificina climática a esta escala. Simplesmente não tenho palavras para descrever o que vi hoje”, disse António Guterres durante uma conferência de imprensa na cidade portuária de Karachi, no Paquistão.

O Paquistão tem sido devastado nos últimos meses por chuvas fortes e muitas inundações, que se agravaram durante a época das monções, e que já causaram a morte de 1396 pessoas, 12.278 feridos e milhões de desalojados, principalmente nas províncias de Sindh e Baloquistão, no sul e sudoeste do país.

“O Paquistão precisa de apoio financeiro massivo para superar esta crise. Isto não é uma questão de generosidade, é uma questão de justiça”, afirmou o secretário-geral da ONU. "Eventos como este têm a impressão digital da actividade humana por toda a parte", disse Guterres.

O secretário-geral da ONU pediu aos países mais ricos, responsáveis por 80% das emissões de gases com efeito de estufa, que ajudem os países pobres, como o Paquistão, que sofrem os efeitos das alterações climáticas.

Saiba mais: