Fim-de-semana na TV: entre animação, desporto e música portuguesa, o cinema traz Grandes Esperanças

Escolhas para ficar a ver televisão.

Foto
O AXN White passa o filme Grandes Esperanças

CINEMA

Rifkin’s Festival
TVCine Top, sábado, 18h15
O cinéfilo Mort Rifkin acompanha a sua mulher, a assessora de imprensa Sue, ao Festival de Cinema de San Sebastián, pois teme que o fascínio dela por um cliente, o jovem realizador Philippe, não seja meramente profissional. Enquanto revê grandes clássicos do cinema, Mort questiona a sua própria vida. Com argumento e realização de Woody Allen, uma comédia romântica que conta com a participação de Wallace Shawn, Elena Anaya, Louis Garrel, Gina Gershon, Sergi López e Christoph Waltz.

Eu, Tonya
AXN Movies, sábado, 21h10
Um drama biográfico, em estilo mockumentary, escrito por Steven Rogers e realizado por Craig Gillespie. Margot Robbie encarna Tonya Harding, patinadora que vê a carreira desabar por causa de um escândalo que envolve um ataque a uma adversária. O filme ganhou um dos três Óscares para que foi nomeado: melhor actriz secundária para Allison Janney, no papel de mãe da atleta.

Petite Maman - Mamã Pequenina
TVCine Emotion, sábado, 21h45
Depois da morte da avó, Nelly, de oito anos, chega com os pais à casa onde ela morava e onde a mãe passou toda a infância. Enquanto os adultos se dedicam a organizar coisas, a menina vai explorando o lugar. No bosque de que a mãe tantas vezes lhe falou irá conhecer Marion, uma menina da sua idade e muito parecida consigo, de quem se torna inseparável. Com assinatura de Céline Sciamma (Bando de Raparigas, Retrato de Uma Rapariga em Chamas), um filme com interpretações das irmãs Joséphine e Gabrielle Sanz, e de Margot Abascal, Nina Meurisse e Stéphane Varupenne.

Candyman (2021)
TVCine Top, sábado, 23h05
Anthony e a sua companheira mudam-se para um loft no recém gentrificado bairro de Cabrini-Green e quando lhe contam a verdadeira história por detrás do Candyman, ele decide investigar, arriscando a sua sanidade e desencadeando uma nova onda de violência. Realizado por Nia da Costa (Little Woods) e com argumento de Win Rosenfeld e Jordan Peele (Get Out), uma sequela do famoso filme homónimo, realizado em 1992 por Bernard Rose, com base no conto The Forbidden, de Clive Barker.

Uma Abelha na Chuva
RTP2, sábado, 23h42
Adaptação de Fernando Lopes do romance homónimo de Carlos de Oliveira, num filme com vincadas influências do cinema francês dos anos 60. Maria dos Prazeres (Laura Soveral) e Álvaro Silvestre (João Guedes) são casados e vivem no isolamento rural. Entre recalcamentos, compromissos e omissões, ambos lutam para manter uma ilusão de unidade que se desfaz perante conflitos, desejos, paixões e fraquezas.

A Branca de Neve e o Caçador
Fox Movies, domingo, 14h03
Quando o encanto de Branca de Neve (Kristen Stewart) ameaça destronar a beleza da Rainha Má (Charlize Theron), esta descobre que só comendo o coração da enteada poderá travar o próprio envelhecimento e ganhar a imortalidade. Logo ordena a um caçador (Chris Hemsworth) que lhe traga o coração da jovem, mas com a ajuda deste e de um grupo de cavaleiros anões, ela vai organizar uma rebelião e terminar o reinado de terror da cruel soberana. Uma adaptação contemporânea do imortal conto infantil, realizada por Rupert Sanders.

MIB: Homens de Negro - Força Internacional
AXN, domingo, 16h44
Nós, meros mortais, somos há muito tempo protegidos pelos MIB (Men in Black), agentes (ultra) secretos, com letras em vez de nomes, treinados para capturar alienígenas fora-da-lei. Os designados M e H são chamados a Londres para lidar com um traidor dentro da própria organização. F. Gary Gray (Um Homem à Parte; Um Golpe Em Itália) assina o quarto episódio da saga, contando com Chris Hemsworth, Emma Thompson, Liam Neeson e Kumail Nanjiani, nos principais papéis.

Grandes Esperanças
AXN White, domingo, 21h25
Inglaterra, princípio do séc. XIX. Pip, um órfão de seis anos, é salvo das ruas e ajudado por um misterioso benfeitor. Sem receber qualquer tipo de explicação, o pequeno é levado para a capital, onde cresce e é educado como um verdadeiro cavalheiro. Mas quando a verdade sobre a origem da sua fortuna é descoberta, as consequências são catastróficas. Com realização de Mike Newell, esta é a mais recente adaptação do célebre romance escrito, em 1861, por Charles Dickens.

Ready Player One: Jogador 1
AXN, domingo, 21h55
Em 2045, num planeta aniquilado pela sobrepopulação, pelas alterações climáticas e pela poluição, a maioria das pessoas evade-se para o OASIS, um jogo de vídeo onde qualquer um pode assumir a personagem e existência que desejar. Quando o criador deste mundo virtual morre, concorrentes de todo o planeta competem pela sua fortuna e pelo controlo do sistema. Produzido e realizado pelo veterano Steven Spielberg, um filme de ficção científica protagonizado por Tye Sheridan, Olivia Cooke, Ben Mendelsohn, T.J. Miller, Simon Pegg e Mark Rylance.

10 Coisas a Fazer Antes de Acabarmos
RTP1, domingo, 00h30
Benjamin e Abigail tentam fazer dez coisas que sempre quiseram fazer numa relação. Mais tarde, as coisas complicam-se quando ela engravida após passar apenas uma noite com Ben. Mas, contra todas as probabilidades, o improvável par decide tentar uma relação. Um drama romântico de Galt Niederhoffer, com Christina Ricci, Hamish Linklater, Scott Adsit, Jon Abrahams, Katia Winter e Lindsey Broad.

DESPORTO

Andebol: Final Four Supertaça Seniores Masculinos 2022
RTP2, sábado, 14h58
FC Porto, Benfica, Sporting e Belenenses disputam a Supertaça de Andebol de Seniores Masculinos 2022. As etapas finais da competição decorrem nos dias 10 e 11 de Setembro no Pavilhão Municipal Carlos Pinhão, em Serpa. Hoje é a vez do FC Porto, treinado pelo veterano Magnus Andersson, defrontar o Benfica de Chema Rodríguez nas meias-finais.

MÚSICA

Uma Noite no Vale
RTP2, sábado, 22h04
Num concerto inserido no programa do festival Lisboa na Rua, a Orquestra Gulbenkian e solistas convidados, sob a direcção do maestro Diogo Costa, apresentam um programa que cruza a música sinfónica com árias favoritas de ópera, opereta e teatro musical. No magnífico cenário do Vale do Silêncio visita-se a obra de compositores como Manuel de Falla, Jules Massenet, George Gershwin ou Leonard Bernstein, autor do famoso musical West Side Story.

GNR 35 Anos
RTP2, domingo, 14h58
Espectáculo comemorativo dos 35 anos da banda de Toli César Machado, Jorge Romão e Rui Reininho, gravado no Campo Pequeno, a 12 de Novembro de 2016. Ao longo de duas horas de concerto, os rockeiros do Porto percorrem os seus grandes êxitos, num espectáculo que conta com a presença de Rita Redshoes, Javier Andreu e Isabel Silvestre.

Eléctrico
RTP1, domingo, 2h30
À conversa, moderada por Henrique Amaro e Vanessa Augusto, segue-se a música ao vivo num formato onde duas bandas se defrontam. Neste episódio, os Capitão Fausto apresentam o seu A Invenção do Dia Claro, quarto disco de originais da banda de Alvalade, em frente a um dos cantautores mais estabelecidos do panorama português, Luís Severo, que contrapõe com o seu novo trabalho, O Sol Voltou.

DOCUMENTÁRIO

Sardinha Portuguesa - Uma Riqueza Natural
RTP1, sábado, 9h57
Actualmente, os produtos da pesca são praticamente os únicos alimentos “selvagens” consumidos com regularidade em Portugal, correndo o risco de sobre-exploração (e extinção) de algumas espécies. É o caso da sardinha em Portugal: tão apreciada que a sua sustentabilidade está ameaçada. Por um lado, o desejo de continuar a comer sardinha e, por outro, a necessidade de assegurar a sua existência futura — esta é a dicotomia em causa neste documentário urgente.

INFANTIL

Bailarina (V. Port.)
Hollywood, domingo, 11h15
Paris, 1880. A viver num orfanato, Felícia sonha tornar-se bailarina. Um dia, foge com Victor, o amigo inventor, e inscreve-se na famosa e exigente escola da Ópera de Paris. O que lhe falta em técnica sobra em determinação e esta menina corajosa sente-se capaz de enfrentar todas as adversidades e conquistar o título de prima ballerina. Um encantador filme de animação co-realizado por Éric Summer e Éric Warin.

Sugerir correcção
Comentar