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Neste estúdio de fotografia centenário conta-se a história do Gana em 50 mil imagens

Deo Gratias é um estúdio de fotografia da família Bruce-Vanderpuije, que desde 1922 foi guardando imagens que dão agora origem a um arquivo com 50 mil fotografias. Uma forma de conhecer a história de Gana, desde o século XX até à actualidade.

Assistentes do estúdio pré-visualizam uma fotografia digital numa máquina fotográfica durante uma sessão de retratos no estúdio Deo Gratias Reuters/FRANCIS KOKOROKO
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Assistentes do estúdio pré-visualizam uma fotografia digital numa máquina fotográfica durante uma sessão de retratos no estúdio Deo Gratias Reuters/FRANCIS KOKOROKO

Em Acra, no Gana, um pequeno estúdio de fotografia familiar com 100 anos mostra a história do país através de placas de vidro e arquivos digitais de vários eventos e retratos pessoais, vividos e fotografados pela família Bruce-Vanderpuije durante três gerações.

O estúdio Deo Gratias nasceu pelas mãos do fotógrafo ganês J.K. Bruce-Vanderpuije, em 1922, e até à actualidade a família foi acumulando neste espaço a maior colecção de fotografias de Gana do século XX do mundo. O arquivo tem 50 mil imagens e todas elas representam um olhar único da transição entre a capital de uma época colonial até a uma movimentada metrópole moderna.

“A história que estas fotografias contam é a história [do Gana]”, refere Kate Tamakloe, neta de J.K. Bruce-Vanderpuije e actual proprietária do estúdio, à Reuters.

As várias fotografias expostas no local dão conta da cidade Jamestown, em Acra, onde fica localizado o estúdio, como uma área que já foi muito mais calma antes de ser invadida nas ruas pelo trânsito e pelos painéis publicitários.

Rostos de famílias de Acra, músicos famosos e políticos também fazem parte da exposição de fotografias que está nas paredes do estúdio. Uma fotografia a preto e branco de Kwame Nkrumah, o primeiro líder do Gana a conquistar a independência do país em 1957, uma outra fotografia da rainha Isabel II do Reino Unido e outra do ex-Presidente norte-americano Richard Nixon são alguns dos exemplos de imagens expostas no Deo Gratias.

Este pequeno arquivo começou como uma missão de digitalização e desde então tornou-se num trabalho a tempo inteiro que Kate Tamakloe espera poder passar para a próxima geração quando chegar a altura.

Isaac Bruce-Vanderpuije, pai de Kate e filho de J.K. Bruce-Vanderpuije, conta que J.K. de deve “sentir orgulhoso por ver que durante 100 anos algo foi preservado e que a próxima geração pode ver o que aconteceu neste local”. Kate acrescenta ainda que o trabalho do avô não ficará por aqui.

Retratos da época colonial do Gana são exibidos no estúdio fotográfico Deo Gratias, o estúdio fotográfico mais antigo do Gana ainda em funcionamento em Jamestown, Acra, Gana
Retratos da época colonial do Gana são exibidos no estúdio fotográfico Deo Gratias, o estúdio fotográfico mais antigo do Gana ainda em funcionamento em Jamestown, Acra, Gana Reuters/FRANCIS KOKOROKO
Kate Aku Tamakloe percorre os arquivos fotográficos do estúdio de fotografia da família, Deo Gratias
Kate Aku Tamakloe percorre os arquivos fotográficos do estúdio de fotografia da família, Deo Gratias Reuters/FRANCIS KOKOROKO
Kate Aku Tamakloe percorre os arquivos fotográficos do estúdio de fotografia da família, Deo Gratias
Kate Aku Tamakloe percorre os arquivos fotográficos do estúdio de fotografia da família, Deo Gratias Reuters/FRANCIS KOKOROKO
Kate Aku Tamakloe percorre os arquivos fotográficos do estúdio de fotografia da família, Deo Gratias
Kate Aku Tamakloe percorre os arquivos fotográficos do estúdio de fotografia da família, Deo Gratias Reuters/FRANCIS KOKOROKO
Kate Aku Tamakloe percorre os arquivos fotográficos do estúdio de fotografia da família, Deo Gratias
Kate Aku Tamakloe percorre os arquivos fotográficos do estúdio de fotografia da família, Deo Gratias Reuters/FRANCIS KOKOROKO
Kate Aku Tamakloe percorre os arquivos fotográficos do estúdio de fotografia da família, Deo Gratias
Kate Aku Tamakloe percorre os arquivos fotográficos do estúdio de fotografia da família, Deo Gratias Reuters/FRANCIS KOKOROKO
Kate Aku Tamakloe percorre os arquivos fotográficos do estúdio de fotografia da família, Deo Gratias
Kate Aku Tamakloe percorre os arquivos fotográficos do estúdio de fotografia da família, Deo Gratias Reuters/FRANCIS KOKOROKO
Retratos da época em que Isaac Hudson Bruce-Vanderpuije era adolescente podem ser vistos no estúdio Deo Gratias
Retratos da época em que Isaac Hudson Bruce-Vanderpuije era adolescente podem ser vistos no estúdio Deo Gratias Reuters/FRANCIS KOKOROKO
Kate Aku Tamakloe passeia o pai, fotógrafo reformado, Isaac Hudson Bruce-Vanderpuije, em Acra, no Gana
Kate Aku Tamakloe passeia o pai, fotógrafo reformado, Isaac Hudson Bruce-Vanderpuije, em Acra, no Gana Reuters/FRANCIS KOKOROKO
Kate Aku Tamakloe percorre os arquivos fotográficos do estúdio de fotografia da família, Deo Gratias
Kate Aku Tamakloe percorre os arquivos fotográficos do estúdio de fotografia da família, Deo Gratias Reuters/FRANCIS KOKOROKO
Kate Aku Tamakloe percorre os arquivos fotográficos do estúdio de fotografia da família, Deo Gratias
Kate Aku Tamakloe percorre os arquivos fotográficos do estúdio de fotografia da família, Deo Gratias Reuters/FRANCIS KOKOROKO
Retratos do primeiro presidente do Gana, Kwame Nkrumah, podem ser vistos no estúdio Deo Gratias
Retratos do primeiro presidente do Gana, Kwame Nkrumah, podem ser vistos no estúdio Deo Gratias Reuters/FRANCIS KOKOROKO
Dois homens passam pelo estúdio Deo Gratias, o mais antigo estúdio de fotografia operacional do Gana, fundado em 1922, em Jamestown, na cidade de Acra, no Gana
Dois homens passam pelo estúdio Deo Gratias, o mais antigo estúdio de fotografia operacional do Gana, fundado em 1922, em Jamestown, na cidade de Acra, no Gana Reuters/FRANCIS KOKOROKO
Dois homens sentam-se do lado de fora do mais antigo estúdio de fotografia operacional do Gana, Deo Gratias
Dois homens sentam-se do lado de fora do mais antigo estúdio de fotografia operacional do Gana, Deo Gratias Reuters/FRANCIS KOKOROKO
Uma fotografia histórica de Kwame Nkrumah, primeiro presidente do Gana, com um grupo de elite da época, é ampliada com uma lupa no estúdio Deo Gratias
Uma fotografia histórica de Kwame Nkrumah, primeiro presidente do Gana, com um grupo de elite da época, é ampliada com uma lupa no estúdio Deo Gratias Reuters/FRANCIS KOKOROKO
O fotógrafo ganês Isaac Hudson Bruce-Vanderpuije
O fotógrafo ganês Isaac Hudson Bruce-Vanderpuije Reuters/FRANCIS KOKOROKO
Kate Aku Tamakloe com uma fotografia enquanto visita o local onde a fotografia foi tirada durante a era colonial do Gana
Kate Aku Tamakloe com uma fotografia enquanto visita o local onde a fotografia foi tirada durante a era colonial do Gana Reuters/FRANCIS KOKOROKO
Kate Aku Tamakloe com o pai, Isaac Hudson Bruce-Vanderpuije, um fotógrafo reformado
Kate Aku Tamakloe com o pai, Isaac Hudson Bruce-Vanderpuije, um fotógrafo reformado Reuters/FRANCIS KOKOROKO
Kate Aku Tamakloe olha para os primeiros mapas de Acra, com visitantes dentro do estúdio Deo Gratias
Kate Aku Tamakloe olha para os primeiros mapas de Acra, com visitantes dentro do estúdio Deo Gratias Reuters/FRANCIS KOKOROKO
Kate Aku Tamakloe com uma fotografia do pai, Isaac Hudson Bruce-Vanderpuije
Kate Aku Tamakloe com uma fotografia do pai, Isaac Hudson Bruce-Vanderpuije Reuters/FRANCIS KOKOROKO
Uma fotografia a preto e branco do fotógrafo ganense e do fundador do estúdio Deo Gratias, J. K. Bruce-Vanderpuije, é vista numa câmara interior do estúdio Deo Gratias
Uma fotografia a preto e branco do fotógrafo ganense e do fundador do estúdio Deo Gratias, J. K. Bruce-Vanderpuije, é vista numa câmara interior do estúdio Deo Gratias Reuters/FRANCIS KOKOROKO
Kate Aku Tamakloe com uma fotografia enquanto visita o local onde a fotografia foi tirada durante a era colonial do Gana
Kate Aku Tamakloe com uma fotografia enquanto visita o local onde a fotografia foi tirada durante a era colonial do Gana Reuters/FRANCIS KOKOROKO
Assistentes do estúdio preparados para uma sessão de retratos no estúdio Deo Gratias
Assistentes do estúdio preparados para uma sessão de retratos no estúdio Deo Gratias Reuters/FRANCIS KOKOROKO