Porto

Hoje a festa, amanhã “o futuro”: as melhores imagens do cortejo académico do Porto

Milhares de estudantes do ensino superior encheram as ruas do Porto para mais um desfile académico da Queima das Fitas.

Tiago Bernardo Lopes
Fotogaleria
Tiago Bernardo Lopes

Para uns foi o início de uma jornada, para outros é o fim. O cortejo da Queima das Fitas arrancou no sítio do costume e à hora habitual. Por volta das 14 horas, milhares de estudantes do ensino superior marcaram encontro na Praça da República para depois seguirem para a rua de Camões. O desfile terminou em frente à câmara municipal e a festa continuou dentro da fonte da Praça de Gomes Teixeira.

“É o fim de uma etapa, mas tive experiências e memórias que nunca vou esquecer. Agora em semana académica é aproveitar os últimos momentos”, diz Beatriz Santos, finalista do curso de Ciências da Comunicação, que pretende ainda fazer um mestrado. Ana e Bárbara estão a meio da licenciatura em Economia e já sentem que estes são “os melhores anos da vida”. Ainda que sem voz, o espírito contagiante emanava sons estridentes.

O encontro reuniu cerca de 400 mil pessoas e mais de 40 carros alegóricos que, apesar da euforia académica, não deixaram esconder as maiores preocupações de cada um: salários baixos, desemprego e emigração. Os preços do alojamento estudantil e os 50 anos do 25 de Abril foram outros temas escolhidos pelos estudantes para o desfile de 2024. “O carro é uma óptima oportunidade para fazer uma crítica social”, apontou Soraia Pita, que frequenta o primeiro ano do mestrado em Psicologia. “Carteiras e barrigas vazias”, lia-se no carro alegórico do curso. 

Outros banhos de água fria, estes na fonte dos Leões, já são tradição. Na água trocaram-se abraços, choros, "cartoladas" e reuniram-se tunas, casais e grupos de amigos. “Foram muitas noites a tocar aqui e por isso faz todo o sentido a tuna entrar nos Leões para fechar o cortejo”, conta Diogo Pinheiro, finalista da licenciatura de sociologia e membro da Tuna de Letras da Universidade do Porto.

Tiago Bernardo Lopes
Tiago Bernardo Lopes
Tiago Bernardo Lopes
Tiago Bernardo Lopes