Como Costa segura, segura e segura os seus ministros até ao limite

Esta semana, António Costa revelou que “desta vez” teve de aceitar o pedido de demissão de Marta Temido. Esta não é a primeira vez que o primeiro-ministro oferece resistência à saída dos seus governantes. Aliás, essa resistência tem-se tornado cada vez mais a imagem de marca do primeiro-ministro.

Foto
António Costa Nuno Ferreira Santos

É difícil encontrar um ministro que António Costa tenha deixado sair à primeira tentativa de demissão. À excepção de João Soares, o primeiro-ministro resiste em aceitar pedidos de demissão e repete insistentemente – às vezes enfastiado – que não cede à pressão mediática de afastar os seus governantes. São raras as vezes que um ministro é afastado à primeira crise. Quando finalmente acabam por sair, acabam por fazê-lo pela porta pequena, desgastados e trucidados pela opinião pública – foi o que aconteceu com a ministra da Saúde, Marta Temido, mas também com Eduardo Cabrita ou Constança Urbano de Sousa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários