Entre petróleo e azeite, Brasil e Portugal procuram novos laços nos investimentos

As relações comerciais entre os dois países, centenárias, estão marcadas por produtos tradicionais e matérias-primas, com o petróleo brasileiro a desequilibrar a balança. Nos investimentos, houve um recuo depois do boom do final da década de 90, simbolizado este ano pela TAP e pela Embraer.

Foto
A TAP encerrou o ruinoso negócio de manutenção no Brasil já este ano EPA/MÁRIO CRUZ

“Brasileiro não é estrangeiro, rima e é verdade.” A frase foi proferida por António Guterres em Abril de 1996 e ficou como um dos marcos da sua visita oficial ao Brasil, a primeira deslocação ao estrangeiro depois de ter tomado posse como primeiro-ministro. Foi uma viagem de diplomacia com um forte pendor económico, e que marcou o início de um novo período de relações entre os dois países, caracterizado por investimentos avultados de Portugal no Brasil, mas que, entretanto, esmoreceu.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários