As habilitações dos professores: um jogo de alto risco

Se existir um compromisso sério de que estes novos professores sem habilitação profissional nunca entrarão na carreira sem o grau de mestre em ensino, como os demais, podemos não entrar em modo de alarme e dar oportunidade a estes novos profissionais para completarem rapidamente a sua formaçãojá ao serviço. Sem tal compromisso, é fácil prever um cataclismo académico.

Sobre o diploma que está em discussão pública (um despacho do gabinete do secretário de Estado da Educação sobre novas regras de contratação de escola, alargando substancialmente o universo possível de potenciais candidatos sem habilitação profissional), a comunicação sobre este assunto tem sido desastrosa, proporcionando comentários sem nexo de todos os lados, embora a culpa não seja do leitor de Verão. Teria sido mais prudente comunicar bem o problema e suas soluções e dizer que não se trata de alterar a exigência na aquisição de habilitação profissional dos professores (via um mestrado em ensino), mas de alargar as possibilidades de recrutamento de novos professores que ainda não possuem essa habilitação.

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