A agonia do mundo rural e as suas causas

O desenvolvimento desigual dos centros urbanos e das regiões rurais é comum à economia de mercado capitalista e à economia de mercado socialista. A diferença, é que na segunda, quando o mercado falha, o governo intervém.

Foto
Bombeiro junto à aldeia de Orjais, serra da Estrela, a 12 de Agosto de 2022 Adriano Miranda

As causas dos incêndios no Norte e Centro, fogo posto, acidental ou natural, são assunto relevante, mas não explicam a sua dimensão catastrófica. A informação oficial de que 70% dos incêndios de 2022 têm origem negligente, carece de uma comprovação científica escrutinável: quem e como estudou as causas de mais de 7000 incêndios? Em qualquer caso, é a sua dimensão trágica que não deve ser escamoteada e que este artigo pretende debater, na perspetiva de que a causa primeira das tragédias provocadas pelos incêndios é o abandono do mundo rural pelos governos centrais, no quadro de uma economia de mercado liberalizada e desregulada.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários