Filhos de Eduardo dos Santos questionam justiça espanhola sobre “paradeiro” do corpo do pai

Os filhos mais velhos do antigo Presidente de Angola garantem não ter sido informados oficialmente sobre “o paradeiro” dos restos mortais de José Eduardo dos Santos.

Foto
Corpo de José Eduardo dos Santos chegou no passado sábado a Luanda EPA/PAULO NOVAIS

Quatro filhos do antigo Presidente de Angola José Eduardo dos Santos pediram esta terça-feira esclarecimentos à justiça espanhola sobre a entrega do corpo do pai à ex-mulher, Ana Paula dos Santos, e sobre a trasladação do cadáver para Angola sem o seu conhecimento, avança a Lusa.

Os advogados que representam uma das filhas, Tchizé dos Santos, e três dos seus irmãos apresentaram um pedido, a que a Lusa teve acesso, em que salientam que não foram informados oficialmente sobre “o paradeiro” dos restos mortais, apesar de haver um disputa sobre o corpo na qual estavam envolvidos. Querem saber “quando, como e a quem foram entregues os restos mortais de José Eduardo dos Santos”, que morreu a 8 de Julho na cidade catalã.

Os filhos mais velhos já tinham garantido que só souberam que o corpo tinha sido entregue à viúva do pai e transladado para Luanda no próprio dia, a 20 de Agosto, através da televisão pública angolana.

Tchizé dos Santos reagiu, apelando a um funeral “organizado com o devido tempo”, e garantiu estar a avaliar uma queixa nas instâncias europeias por violação de direitos humanos. “Quando se esclarecer o ocorrido, avaliar-se-á se houve uma violação dos seus direitos humanos e dos seus irmãos”, lê-se num comunicado dos seus advogados.

Os filhos, que tinham pedido ao tribunal para haver uma cerimónia em Barcelona, alegam que não puderam “despedir-se do pai” e que não podem ir ao funeral em Luanda por correrem risco de vida em Angola.

Os advogados de Tchizé dos Santos garantem ainda que o tribunal espanhol tinha pedido à viúva para se pronunciar sobre esta possibilidade e que Ana Paula dos Santos levou o corpo para Luanda sem responder à solicitação nem notificar o tribunal.

No documento entregue esta terça-feira, argumenta-se que a decisão da justiça espanhola de entregar o corpo a Ana Paula dos Santos acabou por levar a que o corpo fosse exposto em Luanda, de forma “mediatizada”, em “benefício do partido no poder”, o MPLA, atendendo às eleições desta quarta-feira em Angola. O funeral está marcado para 28 de Agosto e os filhos mais velhos de Eduardo dos Santos consideram-no a confirmação do objectivo de utilização política do corpo do pai.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários