Podcast do Encontro de Leituras: Yara Monteiro e a Luanda de Essa Dama Bate Bué!

No Encontro de Leituras de Junho, leitores do PÚBLICO e da Folha de S.Paulo conversaram com a escritora angolana Yara Monteiro. Siga o podcast do Encontro de Leituras no Spotify, Apple Podcasts, SoundCloud ou outras aplicações para podcasts.

Este é o podcast do Encontro de Leituras, o clube conjunto do PÚBLICO e do jornal brasileiro Folha de S. Paulo, que junta online leitores de língua portuguesa todas as segundas terças-feiras de cada mês.

A convidada do 19.º Encontro do Leituras, que aconteceu a 14 de Junho, foi a escritora angolana Yara Nakahanda Monteiro.

Em destaque esteve o seu romance Essa Dama Bate Bué!, publicado em Portugal em 2018, pela Guerra e Paz, e no Brasil em 2021, pela editora Todavia. O título do livro vem de um rap que Yara Monteiro escreveu em homenagem a Luanda, como contou ao PÚBLICO em 2018.

O romance que aborda temas como a raça, a identidade, o passado colonial e a participação das mulheres na luta armada angolana é também uma viagem de autodescoberta.

Essa Dama Bate Bué! conta-nos a vida de Vitória, nascida em Angola, criada pelos avós em Portugal, que regressa ao país onde nasceu à procura da mãe. Vitória “chega a uma Luanda do começo do século XXI, caótica, de flagrantes contrastes sociais”, como resume a editora portuguesa.


O Encontro de Leituras é moderado pela jornalista Isabel Coutinho, responsável pelo site do PÚBLICO dedicado aos livros, o Leituras, e por Eduardo Sombini, jornalista da Ilustríssima, o caderno de cultura da Folha de S. Paulo.

Siga o podcast do Encontro de Leituras no Spotify, Apple Podcasts, SoundCloud ou outras aplicações para podcasts.

Conheça os podcasts do PÚBLICO em publico.pt/podcasts.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários