Dois praticantes de parapente morrem em acidente durante voo na Madeira

Instrutor e acompanhante morreram esta tarde na sequência de um acidente durante voo de parapente, na zona da Madalena do Mar, na ilha da Madeira.

Foto
O acidente aconteceu na zona da Madalena do Mar Adrian Swancar/Unsplash

Dois praticantes de parapente morreram esta sexta-feira na sequência de um acidente durante um voo na Madalena do Mar, no concelho da Ponta do Sol, na ilha da Madeira, disse fonte do município. “Confirmo o acidente com o parapente, um instrutor e o acompanhante, que acabaram por falecer”, acrescentou.

“Eles voaram e, por razões que desconhecemos, bateram no solo junto de terrenos agrícolas, num patamar na encosta, a uma cota aproximada de 250 metros do nível do mar”, afirmou uma fonte da corporação dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Brava e Ponta do Sol.

A fonte dos bombeiros adiantou ainda que, segundo informações recolhidas no local, os dois praticantes são portugueses. Um deles, madeirense a viver no continente e a passar férias na Madeira. Tinha “cerca de 30 anos”. O instrutor “tinha mais uns anos”, acrescentou, sem conseguir precisar a idade. “Os corpos já foram retirados e seguiram para o Funchal para o Instituto de Medicina Legal.”

Segundo as informações confirmadas pelo município, os dois homens terão caído “na encosta que divide a freguesia dos Canhas e a da Ponta do Sol, junto à escarpa”.

A autarquia explicou ainda que a prática de voos de parapente é frequente no sudoeste da ilha, “sobretudo na altura do Verão, sendo comum muitas pessoas fazerem este tipo de voos acompanhadas de um instrutor”.

Existem duas zonas de lançamento, nas freguesias dos Canhas e do Arco da Calheta, e a praia da Madalena do Mar “está identificada como ponto de aterragem”.

“Um lamentável acidente”

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, já expressou o seu pesar pela morte dos dois praticantes de parapente neste acidente que ocorreu pelas 14h desta sexta na Madalena do Mar.

“Trata-se de um lamentável acidente que ceifou duas vidas e enlutou os praticantes e aficionados deste desporto na região”, escreveu o responsável do parlamento madeirense na nota de pesar divulgada.

Também a Câmara Municipal da Ponta do Sol manifestou o seu “profundo pesar pelo falecimento dos praticantes de parapente, na sequência do acidente ocorrido esta tarde na Madalena do Mar”.

Na nota, a Câmara adianta que a presidente da autarquia e a coordenadora municipal da Protecção Civil estiveram no local do acidente “a acompanhar os agentes de protecção civil nas actividades de socorro desde a primeira hora, prestando todo o apoio necessário no âmbito da sua área de intervenção”.

Sugerir correcção
Comentar