Existe quase um milhão de pessoas a receber o salário mínimo, como afirmou Montenegro?

O presidente do PSD criticou os últimos governos de António Costa, na rentrée política do partido.

Foto
Luís Montenegro na Festa do Pontal LUSA/LUÍS FORRA

A frase

“Nós temos, em Portugal, quase um milhão de pessoas que ganha o salário mínimo nacional.”

Luís Montenegro, presidente do PSD

O contexto

Na rentrée do PSD, na Festa do Pontal que se realizou na Quarteira no último domingo, o líder do partido afirmou que existe quase um milhão de pessoas em Portugal a ganhar o salário mínimo nacional, numa crítica aos sucessivos governos socialistas, que, segundo o social-democrata, resultaram no empobrecimento do país.

“Trata-se do velho governo socialista que está a fazer empobrecer Portugal”, declarou, acusando o actual executivo de ser “exactamente igual aos dois governos anteriores” e de causar, não só o aumento do número de pessoas a auferir rendimentos mais baixos, como a aproximação do salário mínimo ao salário médio.

Os factos

De acordo com Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social (MTSSS), no primeiro trimestre deste ano, “o número de pessoas com remuneração base declarada igual à Remuneração Mensal Mínima Garantida em Portugal Continental, foi de 904 mil trabalhadores". “Face ao mesmo período do ano passado, a percentagem (...) desceu de 24,9% para 24,6%”, do total, acrescenta o ministério em respostas ao PÚBLICO. Este foi o ano em que o salário mínimo subiu para 705€.

Em suma

A afirmação é verdadeira, já que, segundo as informações mais recentes do MTSSS, existiam mais de 900 mil pessoas a declarar o salário mínimo nacional nos primeiros três meses deste ano, um número próximo de um milhão, como referiu o líder dos sociais-democratas.

*Notícia actualizada às 19h45 com as respostas do ministério.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários