Maior concorrência nos serviços bancários “travada” por falta de um seguro

Ao contrário do que acontece na maioria dos países europeus, em Portugal ainda não foi autorizado nenhum prestador de serviços de informação sobre contas ou de iniciação do pagamento, concorrentes da banca. A Eupago, fintech portuguesa, tem processo pendente no Banco de Portugal há mais de dois anos.

Foto
Banco de Portugal, liderado por Mário Centeno, é responsável pelo registo de novos operadores de serviços financeiros LUSA/MÁRIO CRUZ

O open banking, ou “banca aberta”, criada pela Directiva de Serviços de Pagamento revista, a DSP2, para revolucionar os serviços bancários, tem chegado ao mercado nacional a conta-gotas. Exemplo disso, quase quatro depois da transposição do diploma comunitário, é que ainda “não foram autorizados pelo Banco de Portugal (BdP) quaisquer prestadores de serviços de informação sobre contas ou prestadores de serviços de iniciação do pagamento”, admite ao PÚBLICO a entidade responsável por este tipo de licenciamento.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários