Soberania política e legitimidade dinástica: os fracassos do Reino Unido

Ao contrário do que mais comummente se vê escrito, D. Pedro não foi rei de Portugal por dois meses, mas sim por dois anos. Dois anos durante os quais o Reino Unido não ressuscitou, mas as duas monarquias brasileira e portuguesa voltaram a estar debaixo da mesma Coroa e de um mesmo príncipe: o legítimo herdeiro da dinastia de Bragança.

Foto
Aclamação de Dom Pedro I, Imperador do Brasil, no Campo de Sant'Ana, Rio de Janeiro (pintura de Jean Baptiste Debret) DR

O Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, criado por decreto do príncipe D. João (futuro D. João VI) de 16 de Dezembro de 1815, foi a moldura oficial de um projecto político e económico que desde finais do século XVIII vinha sendo experimentado e arquitectado pela monarquia portuguesa. Este projecto tinha como princípio estruturante a ideia de que o território europeu não era a melhor parte do conjunto do império luso e que “Portugal reduzido a si só seria dentro de um breve período uma província da Espanha”, citando as palavras de uma das principais figuras de Estado da época, o ministro D. Rodrigo de Sousa Coutinho.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários