O fascínio de Ouro Preto é feito de histórias de fé, de morte e de ouro

Irmandades de negros, uma serra de salteadores, igrejas feitas de ouro, um sino que toca à noite perturbando o sono de uma criança, a fome que ataca homens com as mãos cheias de pepitas, a arte barroca a usar a morte como lição de vida. O que é Ouro Preto hoje?

Foto
Vista geral da cidade de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais: “A religiosidade aqui é muito mais forte do que noutras partes do Brasil” Brazil Photos/LightRocket via Getty Images

As asas dos anjos são imaculadamente brancas e erguem-se, muito direitas, em direcção aos céus. Das mangas dos vestidos drapeados em tom de prata saem mãos elegantemente suspensas no ar. O olhar de todos os que, desde cedo, se reuniram junto à Igreja do Pilar, uma das muitas da cidade de Ouro Preto, no estado brasileiro de Minas Gerais, concentra-se nestas criaturas de ar celestial, meninas que terão certamente estado muitas semanas, talvez meses, a treinar cada gesto deste dia da procissão de Corpus Christi.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários