Incêndio em igreja cristã copta em Gizé faz pelo menos 41 mortos

Mais de 5000 pessoas assistiam à missa de domingo quando o incêndio deflagrou. As chamas já foram controladas e os feridos encaminhados para os hospitais mais próximos.

Foto
Soldados guardam a igreja atingida pelas chamas MOHAMED ABD EL GHANY/Reuters

Um incêndio deflagrou na Igreja Abo Sefein, em Gizé, no distrito de Imbaba, na área metropolitana do Cairo, na manhã deste domingo, provocando a morte de pelo menos 41 pessoas e ferimentos em 55 outras, de acordo com a Igreja Copta do Egipto, citando o Ministério da Saúde. Os esforços para apagar o incêndio já terminaram e os feridos encaminhados para os hospitais mais próximos.

Segundo o Ministério do Interior, o fogo começou com uma avaria no ar condicionado no segundo andar do prédio que se terá alastrado para um circuito eléctrico e, consequentemente, para o resto da igreja. Segundo as autoridades e os bombeiros, citados pela Al-Jazeera, criaram-se grandes massas de fumo que instauraram o pânico e levaram à fuga generalizada das 5000 pessoas que se encontravam no local, à espera da missa.

Quinze carros de bombeiros rodearam o local para combater chamas, enquanto a polícia retirava os fiéis. Muitas deles ainda se juntaram aos bombeiros para ajudar a apagar o fogo, mas foram encaminhadas pelas autoridades de volta às suas casas, para longe do perigo.

Os bombeiros estavam, entretanto, a trabalhar para garantir que não há reacendimentos, um perigo devido às elevadas temperaturas que se fazem sentir no país e às grandes quantidades de madeira na igreja.

O Presidente do Egipto, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, citado pelo Egypt Today, instruiu todas as instituições públicas relevantes que tomassem “imediatamente todas as medidas necessárias para lidar com este incidente e com as suas consequências, fornecendo a devida assistência médica aos feridos.”

O distrito de Imbaba é uma área da classe trabalhadora no norte de Gizé, na margem ocidental do rio Nilo, próximo da baixa do Cairo.

Os coptas são a maior comunidade cristã do Médio Oriente , representando pelo menos 10 milhões dos 103 milhões de habitantes do Egipto, país que tem sofrido vários incêndios mortais nos últimos anos.

Em Março de 2021, pelo menos 20 pessoas morreram num incêndio que deflagrou numa fábrica têxtil, nos subúrbios a leste do Cairo.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários