IRS Jovem tem crescimento “significativo” e abrange 37.500 contribuintes

No primeiro ano a medida chegou a apenas 1020 jovens. Agora, e devido a um sistema de alerta no momento de apresentação da declaração de rendimentos, o número de abrangidos foi 36 vezes superior.

Foto
IRS jovem foi alargado de três para cinco anos e será automático Nuno Ferreira Santos

Mais de 37.500 contribuintes aderiram ao IRS Jovem, um número muito superior ao registado no ano passado. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo Ministério das Finanças e têm por base as declarações de IRS relativamente a 506 milhões de euros de rendimentos auferidos em 2021.

O Ministério das Finanças adiantou que, no segundo ano em que esteve em vigor, 37.558 jovens beneficiaram da medida, um número 36 vezes superior aos 1020 contribuintes abrangidos na campanha de IRS do ao passado.

“O aumento significativo do número de beneficiários do IRS no segundo ano de aplicação deste benefício deve-se, em grande medida, à implementação de um sistema de alerta, por parte da Autoridade Tributária e Aduaneira, no momento da submissão da declaração para divulgação e incentivo do regime”, justifica o ministério liderado por Fernando Medina.

“Em média, cada um destes jovens tem um rendimento mensal de 960 euros e um benefício fiscal de 380 euros por ano ao aderirem ao IRS Jovem”, lê-se no comunicado, onde é dito que a medida custou cerca de 15 milhões de euros relativos a impostos que o Estado não arrecadou.

Em 2021, o IRS Jovem garantia uma isenção de IRS até 30% de rendimentos de trabalho dependente obtidos por jovens entre os 18 e os 26 anos após a conclusão de um ciclo de estudos (ensino secundário obtido por percursos de dupla certificação, ou ensino secundário vocacionado para prosseguimento de estudos de nível superior acrescido de estágio profissional mínimo de seis meses).

O Orçamento do Estado para 2022 alargou o IRS Jovem de três para cinco anos, passando também a abranger os trabalhadores independentes e os jovens doutorados até aos 30 anos.

Sugerir correcção
Comentar