Incêndio na Covilhã corta EN 338 entre Piornos e Manteigas. Três bombeiros hospitalizados

Fogo já chegou ao maciço central da Serra da Estrela. Estrada Nacional 338 entre Piornos e Manteigas continuava cortada às 20h.

Foto
Tiago Lopes

Os incêndios de Condeixa-a-Nova e da Covilhã, que já se estendeu ao maciço central da Serra da Estrela, eram os que pelas 16h30 mais meios de combate concentravam, quando mais de mil operacionais e 17 aeronaves estavam activos.

O incêndio que se iniciou cerca das 3h de sábado, na localidade de Garrocho, no concelho da Covilhã, distrito de Castelo Branco, continua hoje a lavrar, tendo já chegado ao concelho de Manteigas e ao maciço central da Serra da Estrela. Às 20h havia 522 operacionais no terreno, apoiados por 157 viaturas e sete meios aéreos, segundo a página oficial da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC). Os meios desde foram retirados com o cair da noite.

A Estrada Nacional 338, que faz a ligação entre Piornos e Manteigas, e evacuada a Praia Fluvial de Verdelhos, continua cortada, mas não há indicação de que existam casas em perigo.

Três bombeiros que combatiam as chamas em Garrocho foram transportados para o hospital, dois deles com ferimentos, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco. Um terceiro bombeiro sem ferimentos foi transportado por motivo de “doença, queimadura e trauma.”

Já o incêndio que começou na localidade de Anobra, concelho de Condeixa-a-Nova, distrito de Coimbra, lavra em zona de povoamento florestal desde as 13h53, segundo as informações disponibilizadas na página oficial da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC).

A meio da tarde, 204 operacionais, 59 viaturas e cinco meios aéreos combatiam este fogo.

No total, segundo a ANEPC, às 21h30 estavam no terreno a combater incêndios rurais 1108 operacionais e 332 veículos, num total de 29 ocorrências activas.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários